Avião Embraer 145 sofre excursão de pista ao pousar com mau tempo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um incidente ocorreu na noite da última sexta-feira, dia 21 de maio, com uma aeronave de passageiros da Embraer que, após o pouso, saiu da pista.

Conforme relata o The Aviation Herald, a aeronave em questão é o Embraer ERJ-145 registrado sob a matrícula TJ-KMM de uma companhia aérea de Camarões, a Camair-Co.

O jato de curto alcance estava cumprindo a rota regional entre Douala a Yaoundé, ambas cidade em Camarões, com 4 tripulantes e 31 passageiros no voo QC-206. Após um trajeto sem intercorrências, a aeronave chegou no Aeroporto Internacional Yaoundé-Nsimalen e tocou o solo da pista 19 às 18h15 UTC.

Durante o pouso, no entanto, a aeronave acabou saindo pela lateral esquerda da pista e foi parar no gramado, a chamada “excursão de pista”, ou “runway excursion”. Apesar do susto, todos desembarcaram normalmente e nenhum passageiro ficou ferido.

A aeronave parece ter sofrido apenas danos menores ou nenhum. Informações dizem que supostamente uma intensa rajada de vento teria empurrado a aeronave para fora da pista. Por sorte, o jato parou pouco antes de chegar a uma vala, que poderia levar a consequências piores se ele ali caísse.

Aeronave ainda no gramado, na manhã do sábado – Imagem: Aviation Herald

O vídeo amador que você viu no início desta matéria, publicado no YouTube, mostra a aeronave parada no gramado, com autoridades e bombeiros auxiliando no desembarque dos passageiros que estavam a bordo. É possível notar o ambiente todo molhado e raios ao entorno do aeroporto.

Em um comunicado oficial, a pequena companhia aérea camaronesa disse que a aeronave acabou sofrendo uma excursão de pista após péssimas condições climáticas na hora do pouso. A companhia ainda ressalta o profissionalismo e destreza da tripulação, que foi capaz de dominar a aeronave nestas condições meteorológicas particularmente adversas.

Apesar do incidente, a companhia aérea comentou que a ocorrência não gerou interferências no seu programa operacional.

Relembre outros incidentes com excursão de pista:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Forma-se a 1ª turma na nova Escola Internacional de pilotos para...

0
Durante o curso os participantes também têm a oportunidade de treinar em cenários reais de tiro em áreas de treinamento dedicadas.