Início Acidentes e Incidentes

Avião Embraer 195 da Azul indica falha e pilotos voltam à origem após 20 minutos de voo

Embraer 195 da Azul, semelhante ao envolvido na ocorrência

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) registrou um incidente reportado pela Azul Linhas Aéreas, em que uma aeronave apresentou falha em voo e os pilotos precisaram retornar ao aeroporto de origem.

O incidente ocorreu com o Embraer E195 registrado sob a matrícula PR-AUI, que estava realizando um voo entre Guarulhos e o Rio de Janeiro no último dia 7 de maio.

Conforme informações do CENIPA e dados da plataforma RadarBox de rastreio online de voos, os pilotos decolaram do Aeroporto Internacional de Guarulhos no voo AD-4084 às 08h37 locais, com 87 passageiros e 5 tripulantes.

Logo após a decolagem, a aeronave apresentou uma mensagem no EICAS (Engine Indicating and Crew Alerting System – sistema de alerta aos pilotos sobre comportamentos anormais de sistemas e dos motores do Embraer E195), sobre uma falha no sistema gerador.

Diante da anormalidade, os pilotos realizam os procedimentos previstos no Manual de Referência Rápida (QRH) do Embraer 195, e decidiram retornar ao aeroporto de origem. Na imagem abaixo é possível observar a trajetória da aeronave envolvida na ocorrência.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: RadarBox

Os pilotos realizaram um pouso sem novas intercorrências, cerca de 20 minutos depois da decolagem. A aeronave permaneceu no solo até o dia 8 de maio, tendo realizado um novo voo para a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, sem novos reportes conhecidos de anormalidades.

Leia mais: