Avião Embraer 195 tem problema em voo e deputados poloneses mostram a situação a bordo

O momento do incidente, em cenas que você vê a seguir nesta matéria

Passageiros de um avião da companhia polonesa LOT Polish Airlines que voava do aeroporto de Varsóvia (código WAW), na Polônia, para o de Bruxelas (código BRU), na Bélgica, nesta segunda-feira, 24 de janeiro, relataram que viveram momentos de apreensão devido a um problema técnico.

O avião Embraer E195, registrado sob a matrícula SP-LND e cumprindo o voo LO-233, teve que ser desviado pelos pilotos para Düsseldorf, na Alemanha, após falha no sistema de pressurização.

Embraer 195 da LOT – Imagem: Jacek Bonczek / LOT

A situação foi descrita por deputados poloneses que estavam a bordo e envolveu a queda das máscaras de oxigênio, conforme os relatos e o vídeo que você verá abaixo nesta matéria.

O histórico de voo do SP-LND, captado pela plataforma RadarBox de rastreamento online, mostra uma rápida descida saindo de 34 mil pés (10,3 km) de altitude para 10 mil pés (3,0 km) em menos de dez minutos.

O momento em que o E195 fazia a rápida descida – Imagem: RadarBox

É importante ressaltar que tando a queda das máscaras de oxigênio quanto a alta razão de descidas são típicas de uma ocorrência envolvendo sistema de pressurização dos aviões e, embora possam gerar uma compreensível apreensão aos passageiros por se tratar de uma situação incomum, são procedimentos padrão previstos e treinados pela tripulação.

As máscaras são disponibilizadas porque a descompressão significa, em uma explicação simplificada, a saída de parte do ar da fuselagem do avião para fora. Portanto, o ambiente interno pode passar a ter menos oxigênio como o externo, sendo necessário o suprimento de oxigênio para evitar problemas ao corpo humano.

A descida emergencial é feita porque o fornecimento de oxigênio é limitado a um certo intervalo de tempo, portanto, se a aeronave permanecer em altitude, logo não haverá mais oxigênio para os passageiros. A 10 mil pés, a atmosfera externa já apresenta condições minimamente adequadas para a respiração sem consequências danosas à saúde.

Um dos políticos poloneses a bordo era o deputado Robert Biedroń, que, junto ao vídeo do momento do incidente, que você assiste abaixo, escreveu que houve a descompressão:

“URGENTE: Acabamos de pousar em emergência no aeroporto de Düsseldorf. O avião da LOT WAW-BRU teve descompressão a bordo. A situação parecia dramática, mas estava sob controle. Bravo à tripulação!”.

A deputada Elżbieta Łukacijewska também estava a bordo e postou uma foto usando a máscara de oxigênio, com a legenda: “Foi um voo ruim com muita ansiedade e medo. Aterrissamos em Düsseldorf em vez de Bruxelas”.

Por fim, a situação também foi relatada pelo deputado Bogusław Liberadzki: “Terminamos o voo de Varsóvia para Bruxelas com uma aterrissagem de emergência em Düsseldorf. O avião LOT WAW-BRU teve descompressão a bordo. Obrigado aos pilotos e tripulação pelo comportamento profissional e garantia da segurança de todos os passageiros”.

A LOT confirmou que o avião teve a pane quando operava no voo LO-233 de Varsóvia para Bruxelas sobre a Alemanha, descrevendo que o comandante, de acordo com os procedimentos aplicáveis, tomou a decisão de baixar a altitude de voo e pousar no modo padrão no aeroporto de Düsseldorf.

Problemas de pressurização podem ser gerados por diversos motivos, como falha no fornecimento do ar desviado do motor para o sistema ou falha na válvula que controla a saída do ar de volta para a atmosfera exterior, apenas para citar alguns exemplos, e não costumam representar um potencial risco de acidente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

BH Airport terá stand com várias empresas aéreas em grande evento...

0
O evento reunirá agentes de viagens de todo o estado e de, pelo menos, outros seis estados que têm caravanas confirmadas.