Início Acidentes e Incidentes

Avião Embraer E195 da Azul retorna a Salvador após falha no FMS

Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (CENIPA) recebeu um reporte de incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas no final do mês passado, durante um voo regular de passageiros.

De acordo com dados públicos da plataforma do CENIPA, a ocorrência envolveu o Embraer E195 de matrícula PR-AXP, que realizava o voo entre Salvador e Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, no último dia 31 de março.

A aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 9h30 locais para cumprir o voo AD-4553, com 69 passageiros e 5 tripulantes. Durante a fase de subida, a aeronave apresentou indicação de falha no sistema de gerenciamento de voo (FMS).

Após a execução dos procedimentos previstos em manual, realizada durante órbitas de espera sobre o litoral baiano, a aeronave efetuou o pouso no aeródromo de origem, sem mais intercorrências. O jato decolou novamente para Minas Gerais, após permanecer no solo por duas horas. Abaixo é possível observar a trajetória da aeronave envolvida na ocorrência:

Imagem: FlightRadar24

O FMS

O sistema, integrado à cabine de aviões comerciais desde o início dos anos 1980, usa um plano de voo predefinido para calcular e exibir a trajetória lateral e vertical de uma aeronave, fornecendo orientação durante todo o voo.

O FMS fornece o tempo estimado de voo que os pilotos anunciam aos passageiros antes da decolagem e a quantidade de combustível que resta na chegada. Se a aeronave for desviada durante o voo, o FMS pode calcular se ela tem combustível suficiente para chegar ao seu novo destino.

Para entender mais sobre os principais aspectos do Sistema de Gerenciamento de Voo dos aviões comerciais, clique no título abaixo e continue lendo a matéria publicada pelo AEROIN: