Avião Embraer E195-E2 faz história com pouso íngreme no aeroporto de London City

Imagem: Embraer

O jato brasileiro Embraer E195-E2 tornou-se, na manhã desta sexta-feira, 22 de julho de 2022, a maior aeronave a pousar no icônico City Airport de Londres. O pouso acontece como parte do processo de certificação da aeronave para a aproximação íngreme do aeroporto.

Os testes também incluíram manobras de solo, manuseio em solo e outros preparativos para o primeiro voo programado da aeronave para o LCY, que deverá ser realizado logo após a certificação. Segundo dados da Cirium, as aeronaves da Embraer são responsáveis por 70% a 85% (dependendo a temporada) de todas as operações no aeroporto mais central da capital britânica.

A aeronave, a maior da família E2, com capacidade para 146 passageiros, voou para o London City com uma mistura de 39% de combustível sustentável de aviação. A aeronave de teste da Embraer, com a atraente pintura “Tech Lion” preta e dourada, foi recebida com a tradicional saudação com jatos de água do corpo de bombeiros.

Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, disse: “O London City é o lar da Embraer. É um excelente aeroporto, não apenas porque é rápido e eficiente para os passageiros viajarem, mas porque seus desafios peculiares como um aeródromo demonstram o excelente desempenho de nossos E-Jets e agora nossa mais recente família de aeronaves E2. Estamos imensamente orgulhosos de ser a marca de aeronaves dominante no LCY e esperamos ver o início dos serviços programados com o E195-E2.”

No início de julho, a Embraer e a Pratt & Whitney testaram com sucesso uma aeronave E195-E2 com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). Com 100% de SAF, a redução de emissões pode crescer dos atuais 25% para até 85%. Em termos de redução de ruído, o E195-E2 oferece mais de 65% de redução de ruídos na comparação com as aeronaves que utilizam o LCY.

Em setembro de 2021, o E190-E2 iniciou seus voos comerciais para o London City Airport, com companhias aéreas como a Helvetic Airways, após a sua certificação Steep Approach (aproximação íngreme) em junho de 2021, uma exigência para operar no London City Airport.

A pista do LCY mede apenas 1.508 metros de comprimento e os ângulos de descida são de até 5,5 graus. Operam E-Jets companhias aéreas como BA Cityflyer, KLM Cityhopper e Helvetic Airways.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias