Início Acidentes e Incidentes

Avião Embraer E2 da Azul bate a cauda na pista durante o pouso em Campinas

Aeronave similar à envolvida no incidente

Ocorrências de tail strike, quando a aeronave toca com a cauda na pista durante os procedimentos de decolagem ou pouso, não são comuns, mas também não são raras. Na noite de 13 de agosto, um desses casos foi registrado em Campinas, no interior de São Paulo, e envolveu um avião Embraer E195-E2 da Azul.

Segundo os dados registrados pela empresa aérea no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), o incidente aconteceu no momento em que o avião, de matrícula PS-AEB, aterrissava na pista 15 de Viracopos para concluir o voo AD-4639, procedente de Juazeiro do Norte, no Cerará.

No arredondamento para o toque, algo levou a aeronave a ficar com o nariz muito alto, num ângulo acima do previsto, fazendo com que a cauda acertasse o asfalto. Segundo consta no relatório, os danos foram leves e o jato prosseguiu com seu táxi até o terminal, onde os 129 passageiros e cinco tripulantes foram desembarcados.

A aeronave foi removida de serviço para inspeção, mas voltou à malha da empresa aérea quase três dias depois, confirmando que os danos foram mesmo superficiais. Não há fotos disponíveis do incidente.

Rastreamento do voo: Radarbox
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.