Início Acidentes e Incidentes

Avião Embraer engole aves e fica com os dois motores danificados após a decolagem nos EUA

Avião Embraer ERJ-145 CommutAir United Express
Imagem: CommutAir

Um caso bastante incomum de colisão com aves está sendo tratado como acidente pelas autoridades dos Estados Unidos. A situação foi registrada no dia 20 de abril e envolveu uma aeronave Embraer ERJ-145 da CommuteAir, enquanto voava em nome da United Express.

Segundo informações do The Aviation Herald, o jato sofreu danos significativos nos dois motores depois de colidir com aves após decolar do Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, no Texas. Apesar disso, os pilotos do voo UA-4294 prosseguiram seu trajeto, pousando com segurança em Laredo, uma hora após a decolagem.

A aeronave havia decolado da pista 15R de Houston às 12h32, horário local, quando encontrou o bando de aves. Os pilotos foram forçados a parar a subida a menos de 12.000 pés, mas decidiram continuar até o destino final, presumivelmente porque os motores ainda estavam gerando empuxo suficiente.

Rastreamento do voo: Radarbox

O incidente foi relatado à FAA, que o classificou como “acidente” devido aos danos substanciais, resumindo o caso como: “a aeronave encontrou um bando de pássaros, danificando os dois motores na região de Corpus Christi, no Texas“.

A aeronave envolvida no incidente, de matrícula N14162, permanece em Laredo três dias depois do ocorrido, e o serviço de retorno daquele dia, UA-4974, foi cancelado devido aos danos. Dependendo da extensão dos danos, a aeronave pode precisar de novos motores antes de voltar aos céus

Para evitar incidentes como esse, os aeroportos usam várias táticas para reduzir a presença de pássaros, variando de sirenes a disparos de canhões de ar e modificando a paisagem próxima. Ainda assim, os incidentes de bird strike são muito comuns, com milhares de casos todos os anos. O que não é comum, porém, é afetar substancialmente todos os motores da aeronave.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile