Os aviões Embraer IU-50 são, disparadamente, os responsáveis pelo maior número de mensagens enviadas por leitores ao AEROIN. “Que avião é esse, que está rodando há um longo tempo sobre minha cidade? O que está acontecendo? Ele está com problema?” é o que mais se pergunta.
E, apesar das dúvidas que levantam, foi exatamente um destes aviões, que possuem um motivo bastante técnico e importante para fazer estes voos, que foi visto em algumas lindas passagens baixas neste último sábado, 11 de junho, a poucos metros de uma das pistas do aeroporto mais movimentado do Brasil.
O vídeo a seguir, publicado pelo canal “Oxigênio Aéreo” no YouTube, mostra o jato em três das aproximações e passagens pela pista 09R do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Abaixo do vídeo, explicamos um pouco mais sobre a aeronave e o motivo desse comportamento.
Como abordado outras vezes pelo AEROIN, o avião IU-50 visto na gravação acima é um Embraer Legacy 500 especialmente modificado para se tornar um laboratório aéreo de inspeção e calibração de instrumentos de voo.
Além das três passagens vistas no vídeo, dados da plataforma RadarBox de rastreamento online mostram que o jato, de matrícula FAB3601, efetuou 12 aproximações no total durante o trabalho, e depois terminou a missão pousando no Aeroporto de Congonhas.
Longe dos olhos dos passageiros, há radares, sistemas de aproximação, rádios, equipamentos de auxílio à navegação e luzes de orientação que são fundamentais para a segurança do tráfego aéreo. Garantir o bom funcionamento de tudo isto é a missão do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), com tripulação e aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Por meio dessas aeronaves-laboratório, o GEIV promove uma espécie de fiscalização no ar, a chamada inspeção em voo, que tem a sua data comemorativa em 21 de fevereiro. São 63 anos desde a primeira inspeção em voo realizada no Brasil.
Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o GEIV é responsável por testar, aferir e avaliar os chamados Auxílios à Navegação Aérea e é motivo de orgulho para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
O Grupo participa da homologação e verificação periódica de aproximadamente 1.700 procedimentos e realiza inspeções em cerca de 900 auxílios em todo o território nacional e, eventualmente, em outros países da América do Sul. A verificação visa à segurança de voo das aeronaves, nacionais e estrangeiras, nas fases de decolagem, rota e pouso, principalmente em condições adversas de meteorologia.
Portanto, é por isso que o IU-50 efetuou as diversas passagens baixas pelo aeroporto em Guarulhos. A cada aproximação e sobrevoo à pista, a tripulação avalia os resultados dos sinais dos equipamentos de solo, captados pelos instrumentos do avião, e coordena com o aeroporto caso haja necessidade de ajustes.