Início Aviação Militar

Avião Embraer da FAB decola rumo ao Líbano, em missão acompanhada por Michel Temer

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Embraer KC-390 da FAB

A missão brasileira de apoio ao desastre sofrido pelo Líbano, devido à grande explosão ocorrida no porto de Beirute, partiu na manhã de hoje (12/8) da base aérea de Guarulhos com o grande avião de transporte militar Embraer KC-390, o maior modelo já construído na Brasil.

A bordo da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) estão 5,5 toneladas de alimentos e de medicamentos, insumos e equipamentos médico-hospitalares. Junto ao KC-390, voa também um Embraer 190 da FAB, que transportará profissionais brasileiros relacionados ao apoio ao Líbano, bem como o ex-presidente Michel Temer, que devido a sua ascendência libanesa foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para acompanhar a missão.

Como a aeronave voa com peso bastante inferior à capacidade máxima de mais de 20 toneladas, estão previstas duas paradas técnicas após sair do Brasil, uma na Ilha do Sal, em Cabo Verde, e outra em Valência, na Espanha. Antes ainda haverá uma escala em Fortaleza/CE.

A aeronave Embraer KC-390 utilizada nesta missão é a registrada sob a matrícula FAB2855, a mais recente das três já recebidas pela FAB. O jato se deslocou ontem, 11 de agosto, de Brasília até Guarulhos, pousando às 15:41, segundo dados do FlightRadar24.

O KC-390 hoje na área militar do aeroporto de Guarulhos – Imagem: FlightRadar24

A operação marcará a estreia internacional do modelo militar brasileiro, que até hoje só havia cumprido voos nacionais, e deverá representar um desafio importante aos envolvidos, que, em meio à já crítica situação mundial da pandemia, encontrarão uma cidade parcialmente destruída em um país marcado por grandes instabilidades políticas.

Durante a manhã de hoje na base aérea anexa ao GRU Airport, Michel Temer e Jair Bolsonaro discursaram sobre a missão e depois visitaram o interior do KC-390 para dar início oficial à missão. Bolsonaro parabenizou o comandante da FAB pela viabilização do envio da ajuda humanitária em um intervalo tão curto de tempo desde o anúncio, na semana passada.

Você pode acompanhar o voo do Embraer KC-390 em tempo real através do site de rastreamento FlightRadar24. Para isso, pode acessar este link ou buscar pela matrícula FAB2855 diretamente no site.

Além da missão de hoje, partiram ontem para o Líbano um grupo de 6 médicos enviados pela prefeitura do Rio de Janeiro para apoiar o país. Eles foram até Frankfurt em um voo disponibilizado gratuitamente pela LATAM, e de lá se deslocaram para Beirute. Você pode ver mais detalhes na matéria abaixo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile