Início Acidentes e Incidentes

Avião Embraer Legacy 600 teria caído na Rússia com o líder do Grupo Wagner a bordo

Vídeos de um avião que teria caído nesta quarta-feira, 23 de agosto, na Rússia, seriam do jato Embraer Legacy 600 do líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, e ele estaria a bordo.

O Legacy 600 que caiu | Foto – Anna Zvereva

Prigozhin é um dos homens de confiança de Vladimir Putin, Presidente da Rússia, e criou, junto de Dmitry Utkin, um ex-militar russo abertamente nazista e com suásticas tatuadas, o Wagner Group.

O grupo mercenário russo é conhecido por atuar no exterior, principalmente no Oriente Médio e África, defendendo o estado russo e empresas do país, principalmente em atividades ilegais.

Desde a invasão da Ucrânia no ano passado, a Rússia contratou o grupo para ajudar as tropas regulares, e a maioria dos limitados bons resultados russos têm saído dos mercenários, incluindo a tomada da usina de Azovstal.

Recentemente Prigozhin fez um levante contra Putin, abatendo aviões russos e chegando a marchar até Moscou. Um novo acordo foi feito entre o governo da Rússia e o Wagner Group, levando a um cessar fogo e a volta das tropas mercenárias para o front ucraniano.

Tanto Utkin como Prigozhin estariam no jato Embraer Legacy 600 de matrícula RA-02795, que estava voando a 28 mil pés de altitude quando sumiu dos radares, após decolar de Moscou rumo a São Petesburgo. Vários vídeos que circulam na internet mostram o que seria este avião caindo praticamente inteiro, dando indícios de um abate por míssil.

A bordo estariam 7 passageiros, segundo a lista de passageiros informada pela agência estatal russa TASS, incluindo Utkin e Prigozhin, e também 3 tripulantes, totalizando 10 pessoas, sendo que nenhuma teria sobrevivido. Confira as imagens:

Sair da versão mobile