Avião europeu decola de Guarulhos e chama a atenção por não recolher o trem de pouso

Imagem: SBGR Live

No começo da tarde do dia 11 de junho, uma cena incomum foi registrada pelo canal SBGR Live do Youtube. Ela mostra uma situação onde o jato do modelo Boeing 787-9 não retrai o trem de pouso imediatamente após a decolagem, como usualmente ocorre nos voos comerciais. Como não houve nenhum relato de incidente ou problema com a aeronave, a situação em tela aparenta ser parte dos procedimentos esperados em ocasiões específicas, como uma necessidade de resfriamento do trem de pouso.

O vídeo em tela retrata um jato da Air Europa, de marcas EC-NGM, decolando pela pista 09L de Guarulhos, com destino a Madri. Na ocasião, a empresa estava realizando mais um voo UX-58, uma rota diária e direta para a capital espanhola. Depois que o Boeing decola, a gravação segue por mais de um minuto, até que o ele desaparece em meio às nuvens, ainda com o trem abaixado.

O vídeo está abaixo.

O que pode ter ocorrido

Embora não seja possível afirmar com total certeza o que ocorreu nesse caso, existem ocasiões na aviação em que aeronaves pesadas, como esse Boeing 787-9, decolam seguindo um padrão de performance que demanda um tempo maior do trem de pouso abaixado após sair do chão, a fim de resfriá-lo. Geralmente são decolagens em que o piloto decola com uma potência menor, se aproveitando mais do comprimento da pista e, portanto, ficando mais tempo com o trem de pouso em atrito com o asfalto.

Isso aquece o trem de pouso e a temperatura passa a ser acompanhada através dos sensores e alertas na cabine. Quando se tem uma temperatura normal, o piloto comanda a retração. Tal procedimento é normal e, geralmente, os pilotos já sabem que terão que segui-lo quando fazem o briefing antes da partida.

A fim de corroborar com a afirmativa acima de que não houve anormalidade no evento daquele dia, as plataformas de rastreamento de voos confirmam que o jato realizou seu serviço normalmente e na rota de todos os dias, sem qualquer desvio ou retorno.

A título de comparação, acompanhe no vídeo a seguir outra decolagem de um Boeing 787-9 da AeroMexico e veja como o trem de pouso é recolhido apenas alguns segundos após o jato deixar o solo:

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias