Início Aviação Executiva

Avião executivo mais caro do mundo faz voo inaugural e seu destino é uma praia badalada

O mais caro de todos os aviões executivos do mundo chegou na mais famosa praia da aviação, mostrando todo o estilo de seu novo dono. Imagens do pouso se proliferaram na internet, como a abaixo, publicada no perfil @RotateSpotter do Twitter.

Esta aeronave não é bem um jato executivo de concepção, e sim um avião comercial modificado desde a sua montagem para ser um jato executivo. A essa transformação, a fabricante dá o nome de Boeing Business Jet (BBJ), como parte de sua linha premium, voltada aos jatos comerciais que viram privados.

Essa aeronave em questão, do modelo Boeing 787 BBJ foi fabricada em 2015 para a Privatair da Suíça, empresa especializada em voos fretados para endinheirados, mas que fechou as portas em 2018 e nunca recebeu a aeronave.

Logo depois, ela foi comprada por Roman Abramovich, magnata russo que é dono do clube inglês Chelsea, e também já foi acionista da gigante do óleo e gás Gazprom. Como curiosidade, em abril desse ano Abramovich recebeu a cidadania portuguesa por ser um Judeu Sefardita, que tem seus ancestrais descendentes de judeus que moravam em Portugal, sendo expulsos durante a Inquisição.

Segundo a Forbes, o jato 787-8 Dreamliner do bilionário foi avaliado em £188 milhões de libras esterlinas, porém as modificações, que duraram quase 2 anos para serem concluídas, custaram mais £76 milhões totalizando £264 milhões (R$ 2 bilhões) no valor do jato, o mais caro até hoje, segundo a revista financeira.

Para a viagem inaugural, Abramovich decidiu voar sem escalas de Moscou para a São Martinho, na ilha na franco-holandesa, no Caribe. O aeroport Princesa Juliana, desta ilha, é um dos mais conhecidos do mundo pelo fato da praia de Maho ser literalmente colada na pista de pouso e decolagem, permitindo uma vista única e imagens belíssimas das aeronaves.

Quando não está voando pelos céus, provavelmente Abramovich pode ser encontrado explorando os Sete Mares. Sua frota de megaiates inclui o clipse, um dos maiores e mais caros do mundo. O patrimônio líquido de Abramovich é de cerca de US$ 15 bilhões.

Abaixo, está o video do 787 matriculado P4-BDL pousando em São Martinho, sendo que é a primeira vez que um Dreamliner executivo pousa na paradisíaca ilha.

YouTube video player

Porem não é a primeira vez que Abromovich vai para a Ilha, nas últimas vezes ele usou o seu mais antigo e “menor” jato, o Boeing 767-300ER matriculado P4-MES:

Sair da versão mobile