Um jato executivo particular com quatro pessoas a bordo caiu no Mar Báltico depois de ficar sem combustível. Jatos de combate foram enviados para interceptar o avião do modelo Cessna Citation 551 e matrícula OE-FGR, enquanto ele voava ao longo da costa da Suécia sem haver se comunicado por rádio.
Segundo a Reuters, as autoridades relataram que os pilotos dos caças não conseguirem ver ninguém nos controles da aeronave. Dados obtidos junto à plataforma de rastreamento de voos Radarbox mostram o jato circulando acima do Mar Báltico, perto da cidade portuária letã de Ventspils, antes que os dados fossem perdidos por volta das 13h44, horário de Brasília (19h44 na Letônia).
Minutos antes da perda do sinal de dados com o avião, sua altitude despencou rapidamente, podendo indicar que foi quando ficou sem combustível para continuar voando.
Segundo dados do controle de tráfego aéreo europeu, a aeronave tinha registro austríaco e decolou de Jerez, na Espanha, às 14h56 de domingo, com destino a Colônia, na Alemanha. A trajetória de voo indica não permite inferir se o piloto estava no controle da aeronave, já que ela voou diretamente sobre a Alemanha e prosseguiu em linha reta em direção ao Mar Báltico, onde desapareceu.
O tablóide alemão Bild citou fontes que alegaram que o piloto havia relatado anteriormente problemas com a pressão da cabine na aeronave de 43 anos. Ao lado do piloto, um homem, uma mulher e sua filha estavam a bordo do avião. O jornal afirma que os controladores de tráfego aéreo perderam contato com o piloto antes mesmo de a aeronave deixar o espaço aéreo espanhol.
O jornal sueco Dagens Nyheter informou que um helicóptero de resgate foi enviado para o local do acidente. O Centro de Resgate Marítimo e Aéreo da Suécia disse que está enviando vários helicópteros e aeronaves para o local do acidente. Uma investigação foi aberta.