Início Empresas Aéreas

Avião faz desvio, pousa em aeroporto diferente e passageiros pagam gorda conta de táxi

Um voo desviado gerou uma grande dor de cabeça para passageiros no Reino Unido, após eles terem que pegar um táxi para voltarem para sua cidade.

Tudo começou quando o voo da WizzAir decolou de Corfu, na Grécia, para Cardiff, no Paíus de Gales, no último dia 3 de julho. Ainda durante o voo, uma aeronave de pequeno porte se acidentou no aeroporto galês, impedindo o pouso do Airbus na localidade. Sendo assim, a tripulação decidiu por desviar o voo para Bristol, cidade vizinha à Cardiff e do outro lado do canal homônimo, mas localizada na Inglaterra.

Após pousar em Bristol e aguardar por horas, os passageiros foram informados de que o avião não decolaria mais para o País de Gales, e que os viajantes teriam que ir por conta própria até Cardiff.

Apesar de estarem de frente uma para outra, o canal de Bristol não tem ligação marítima direta, como mostra o mapa abaixo, sendo necessário pegar um carro e passar por uma ponte, fazendo com que a viagem dure uma hora.

Foto: Google Maps

Com isso o valor do táxi neste trajeto foi de £166 libras esterlinas (R$1 mil), um valor pago pelos passageiros, que esperavam ser reembolsados, uma vez que pagaram por um serviço de transporte que os levaria de Corfu até Cardiff, e não até Bristol. Além do mais, a Wizz Air não ofereceu um ônibus para levar os viajantes de um aeroporto até o outro.

Mas isso não aconteceu. Segundo passageiros relataram ao Daily Star, a empresa negou o reembolso, alegando que o desvio foi feito por causa de “circunstâncias extraordinárias” e que, conforme a lei europeia, não teria nenhuma obrigação de reembolso.

“Obviamente é algo que a companhia aérea não podia fazer, mas o que se sucedeu é lamentável, eles não nos serviram nenhuma alimentação após pousarmos em Bristol, e várias crianças estavam com fome. Ficamos 2h30 na aeronave esperando alguma decisão, e um homem perdeu a paciência e saiu da aeronave, logo depois o voo foi cancelado”, afirma o passageiro Ian Walters, que estava com sua esposa e dois filhos no voo desviado.

Ainda segundo Walters, os funcionários do aeroporto de Bristol informaram que o pessoal da WizzAir estava a caminho e que tudo seria resolvido, mas eles nunca chegaram, restando pegar um táxi de volta até Cardiff.

A empresa aérea não comentou o caso até agora, mas são vários relatos no Reino Unido de companhias que estão mudando, atrasando ou cancelando voos, e não estão reembolsando os passageiros por gastos extras.

Sair da versão mobile