Início Acidentes e Incidentes

Avião faz pouso forçado e passageiros passam a noite no frio severo com a ajuda de paraquedistas

De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter, igual ao envolvido na ocorrência – Imagem ilustrativa: Air Tindi

Uma aeronave Twin Otter da companhia aérea regional canadense Air Tindi teve que realizar um pouso forçado na remota e severamente fria tundra canadense, deixando os dez ocupantes enfrentando uma noite gelada antes do resgate.

Na última quarta-feira, 27 de dezembro, uma aeronave de Havilland Canada DHC-6-300, com uma tripulação de dois pilotos, deveria transportar oito passageiros para um destino nos Territórios do Noroeste. O ponto exato de partida e o destino do voo ainda não foram divulgados.

Segundo o The Aviation Herald, o pouso forçado ocorreu por volta das 12h45, horário local, a cerca de 16 quilômetros a sudeste da mina de diamantes Diavik. A aeronave Twin Otter equipada com esquis foi surpreendida por condições meteorológicas adversas, incluindo tempestade e queda de neve, o que prejudicou significativamente a visibilidade.

O chefe da Air Tindi, Chris Reynolds, expressou surpresa com o incidente: “Fomos pegos de surpresa. Não houve aviso prévio de que isso aconteceria. Então, não temos certeza do que aconteceu“, disse ele à CBC, a emissora canadense.

Durante o pouso duro, dois dos dez ocupantes ficaram moderada a gravemente feridos, enquanto seis sofreram ferimentos leves. Devido ao tempo adverso, as equipes de resgate não conseguiram chegar rapidamente ao local. A mina de diamantes Diavik enviou ajuda com motos de neve, que chegaram cerca de oito horas após o pouso.

Somente nesse momento, segundo reportou o Centro Conjunto de Resgate da Defesa Nacional do Canadá, um Hércules C-130 foi capaz de lançar três paraquedistas e suprimentos para os sobreviventes, apesar das más condições climáticas. 

Tendas aquecidas foram fornecidas para abrigar os passageiros retidos nas condições climáticas extremas. Cerca de 24 horas após a aterrissagem forçada, todos os dez ocupantes foram finalmente levados de helicóptero à mina Diavik, onde cerca de 700 mineiros trabalham. A mina possui um hospital e uma pista de pouso para grandes aeronaves.

Atualização: Em 29 de dezembro de 2023, a TSB do Canadá relatou que a aeronave estava fretada em apoio às atividades de construção de estradas de inverno e colidiu com o terreno durante a aproximação para Lac de Gras, por volta das 12h45 (20h45 UTC).

Houve 2 feridos graves e 6 leves entre os 8 passageiros e 2 tripulantes, e foi declarado: “O JRCC Trenton enviou recursos e três técnicos de busca e resgate saltaram de paraquedas na área para fornecer assistência médica e de sobrevivência durante a noite. Além disso, pessoal de resposta de emergência foi enviado da Diavik Diamond Mine, localizada aproximadamente 7 NM a noroeste; eles chegaram ao local do acidente na noite do ocorrido. Todos os envolvidos foram resgatados do local do acidente no dia seguinte e receberam a devida atenção médica.

Leia mais:

Sair da versão mobile