Início Mercado

Avião feito na China, C919 já recebeu mais de 1.000 pedidos; enquanto isso, o C929 está sendo projetado

Foto: Weimeng, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Os pedidos de aeronaves de passageiros C919, desenvolvidas internamente na China, atingiram 1.061, com duas já entregues, disse He Dongfeng, presidente da Corporação de Aeronaves Comerciais da China (COMAC), no Fórum de Inovação de Pujiang, realizado em Xangai no domingo.

Ele destacou que o C919 pode ter de 156 a 192 assentos, de acordo com a configuração escolhida pela empresa aérea, com uma distância de voo de 5.550 quilômetros. No entanto, ele disse que a aeronave será atualizada com novas versões para oferecer de 130 a 240 assentos, informou o canal de notícias local Shanghai Observer.

Os dois primeiros aviões C919 começaram a servir voos da China Eastern Airlines entre Xangai e Chengdu, na província de Sichuan, no sudoeste da China, no início de agosto, o que foi um marco para a aeronave.

Fundada em 2008, a COMAC desenvolveu aviões comerciais, incluindo o C919, C929 e o avião regional ARJ21.

Sendo o primeiro avião comercial regional do país, os 112 aviões ARJ21 estão em serviço, enquanto o número de encomendas atingiu 775, disse ele. O avião voa na China e no exterior, sendo utilizado para entrega de cargas, voos comerciais, resgate de emergência e outros fins. O primeiro usuário estrangeiro é a Transnusa, da Indonésia.

Como reporta o Global Times, ao desenvolver os aviões, a COMAC abriu caminho na promoção de inovações de produtos e tecnologia, disse He, observando que a empresa adotou novos materiais, como ligas e fibra de carbono, integrou o sistema de energia de última geração e dominou tecnologias de software e hardware com maior níveis de segurança.

Ele disse que a empresa continuará a impulsionar a cooperação internacional. Enfrentada com novos desafios, como a segurança da aviação global e a proteção ambiental, a COMAC continua comprometida com a inovação independente e a cooperação aberta para lidar com os desafios com fornecedores em todo o mundo, disse ele.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile