Avião fica 18 segundos com o nariz para cima durante o pouso em Guarulhos

Os pilotos de um Boeing 777-300ER da American Airlines resolveram fazer um pouso diferente em Guarulhos, mantendo o nariz da aeronave no alto por 18 segundos, enquanto seu grande avião freava e se assentava naturalmente na pista do maior aeroporto brasileiro.

O vídeo do pouso foi compartilhado em 5 de janeiro pelo canal SBGR Live do YouTube, que mantém câmeras apontadas para o aeroporto de Guarulhos 24 horas por dia e já se tornou uma febre entre amantes de aviação e curiosos. A aeronave mostrada nas imagens é o Boeing 777 de marca N717AN, que fazia o voo AA-951, de Nova Iorque para São Paulo.

Para efeito de comparação, com base em outros vídeos do mesmo canal, calculamos o tempo que outros aviões do mesmo modelo ficaram com o nariz empinado após trem de pouso principal estar totalmente em contato com o terreno. O resultado é interessante:

– Air Canada, G-CIVM: 6 segundos (aos 40 minutos deste vídeo).

– KLM, PH-BVW: 8 segundos (às 7h e 44 minutos deste vídeo).

– Qatar, A7-BEG: 9 segundos (às 7h e 9 minutos deste vídeo).

Se mais voos tivessem sido verificados no cálculo acima, o resultado estaria na mesma média, pois a prática comum prevê que os pilotos busquem o pouso completo o mais rápido possível. No entanto, alguns pilotos adotam uma abordagem diferente, como fez esse da American, a qual recebe reações mistas de profissionais do setor, muitos dos quais defendem que ela é desnecessária e não-recomendada.

Assista ao vídeo abaixo, onde o canal de Youtube ainda brinca, dizendo que o avião estava “no grau”, em alusão à manobras feitas por motociclistas quando empinam suas motos:

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias