Início Vídeos

Avião fica a centímetros de raspar a cauda no chão e sair da pista durante arremetida

O Airbus A220 durante a arremetida, em cena do vídeo apresentado a seguir

Um Airbus A220 ficou a centímetros de sofrer um incidente de “tail strike” (impacto da cauda contra o solo) e uma excursão de pista, conforme as cenas vistas no vídeo apresentado abaixo, captadas por um entusiasta de aviação.

A gravação foi feita no dia 24 de abril e divulgada no YouTube no dia 25, mas ganhou notoriedade nas redes sociais nesta semana, quando o conteúdo passou a ser compartilhado por diversos perfis.

Conforme o vídeo visto acima, publicado pelo canal “KMSPVideos” no YouTube, a aeronave envolvida é o Airbus A220-300 registrado sob a matrícula N301DU, operado pela Delta Air Lines.

O jato cumpria o voo DL-2289, de Washington DC para Minneapolis, no início da tarde do dia 24 de abril, quando os pilotos encontraram dificuldade ao aproximarem para pouso na pista 22 do destino.

Devido a fortes ventos, o Airbus A220 foi desestabilizado a instantes do toque, levando os pilotos a decidirem pela arremetida (desistência do pouso), mesmo após as rodas do trem de pouso principal já terem tocado a pista.

A medida visa à segurança, já que é melhor dar a volta e fazer uma nova aproximação mais estável, do que forçar um pouso desestabilizado.

No procedimento, o avião acabou tendo um aumento de ângulo de elevação do nariz muito grande enquanto ainda não havia deixado o solo e ganhado altura, fazendo com que a cauda se aproximasse bastante da pista, felizmente sem chegar a um impacto.

O vento lateral também empurrou a aeronave em direção à lateral da pista, e ela alçou voo novamente quando estava prestes a cruzar a faixa lateral, o que se configuraria como um incidente de excursão de pista.

Depois da arremetida, a segunda aproximação resultou em um pouso completo em segurança, conforme também visto no vídeo. O A220 voltou a voar cerca de 1 hora e meia após o pouso.

O A220 fazendo a volta após a arremetida – Imagem: RadarBox

Sair da versão mobile