Avião fica com a asa torrada após ser atingido por um raio enquanto pousava na Itália

Foto: Marco M.M.

Um voo da easyJet foi levado a fazer um pouso em local não programado no domingo (25), depois que sua asa foi repentinamente atingida por um raio durante a aproximação para Nápoles (Itália). A cidade no centro do país era castigada por uma tempestade no momento em que o voo EJU-2889, proveniente de Milão, se aproximava.

Na primeira tentativa de pouso, os pilotos acabaram acertados pelo raio e arremeteram. No entanto, eles nem tentaram novamente, mas optaram por alternar para a cidade de Bari, que tinha uma meteorologia mais favorável. O pouso ocorreu 50 minutos após a arremetida em Nápoles.

Uma imagem, compartilhada por Marco M.M., mostrou a extensão do dano no winglet (ponta da asa) do Airbus A320 de matrícula OE-IJA. As manchas escurecidas mostram parte do metal que, à primeira vista, parece até derretida (a confirmar).

Rastreamento do voo: Flightradar24

Um porta-voz da easyJet disse: “Podemos confirmar que o voo EJU-2889 de Milão para Nápoles foi desviado para Bari, após um relâmpago na aproximação a Nápoles, puramente por precaução e de acordo com nossos procedimentos. Todos os 90 passageiros a bordo no momento escaparam ilesos, e então completaram sua viagem para Nápoles em terra”.

A cena vista na abertura desta matéria não é comum, já que os aviões são projetados para que os raios geralmente atinjam o nariz ou a asa e saiam pela cauda, de uma forma tal que a aeronave raramente é danificada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.