A Jambojet, companhia aérea de voos regionais, confirmou um incidente envolvendo uma de suas aeronaves DHC 8-400 no Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, em Nairóbi (Quênia), na noite de 2 de dezembro. De acordo com comunicado, o acidente ocorreu durante atividades de manutenção noturna rotineiras.
Durante o procedimento, a aeronave deslocou-se da rampa onde estava estacionada e colidiu com um poste, resultando em danos ao nariz do avião. Felizmente, o incidente não causou ferimentos aos funcionários ou a qualquer pessoa.
A Jambojet informou que as investigações sobre o ocorrido já estão em andamento e que está cooperando com as autoridades para assegurar que todas as medidas necessárias sejam tomadas para prevenir que algo semelhante aconteça novamente. A aeronave afetada foi retirada de operação até que as questões de segurança sejam devidamente abordadas.
A Jambojet De Havilland Canada DHC-8-402 plane parked at at Jomo Kenyatta International Airport (JKIA) rolled into flagpoles at the VIP pavilion on 02 December.
— FL360aero (@fl360aero) December 3, 2024
As per sources, the plane was left overnight without chocks or brakes engaged.
📸The Kenyan Aviator @kenyanaviator… pic.twitter.com/bded2JSq4t
A companhia aérea alertou para possíveis interrupções em seus voos devido ao incidente. Os passageiros impactados por estas alterações serão informados diretamente pela empresa.
A Jambojet enfatiza que a segurança continua sendo sua principal prioridade e garante que está empenhada em manter os mais altos padrões em todas as suas operações. A empresa também se desculpou por quaisquer inconvenientes causados aos clientes e reforçou seu compromisso com a segurança de seus funcionários e clientes.
Este não é o primeiro incidente ocorrido no mesmo aeroporto este ano. Em 11 de junho de 2024, a Autoridade de Aeroportos do Quênia (KAA) anunciou o fechamento de uma pista do JKIA devido a um incidente com uma aeronave.
Felizmente, assim como no caso da Jambojet, não foram registrados feridos. A KAA garantiu que a aeronave foi removida da pista para permitir a retomada normal dos serviços e se desculpou por quaisquer transtornos causados.
Incident on Jambojet Aircraft during Maintenance Activities
— FlyJambojet (@FlyJambojet) December 3, 2024
#heyJambojet pic.twitter.com/eM0oqi6r23