
A Qatar Airways confirmou que um de seus aviões foi sacudido por “turbulência severa” durante um voo de Doha para Kilimanjaro, na Tanzânia, na última sexta-feira (3), depois que fotos surgiram nas redes sociais mostrando a cabine da aeronave em desordem, com danos nos painéis superiores e máscaras de oxigênio caídas.
O voo QR-1499 partiu de Doha por volta das 3 da manhã de sexta-feira para o que deveria ser um voo rotineiro de cinco horas para Kilimanjaro, na Tanzânia, conforme noticiou o Paddle Your Own Kanoo.
A aeronave Airbus A330 de 14 anos, registrada sob a matrícula A4O-DA, alugada pela Oman Air à Qatar Airways, estava sobrevoando a Somália a caminho da Tanzânia quando encontrou turbulência severa. A companhia aérea afirma que o sinal de cinto de segurança estava ligado no momento.
Fotos tiradas dentro da cabine mostraram bandejas de refeições sendo lançadas ao ar, máscaras de oxigênio caindo do teto e painéis sendo rachados e danificados por onde algo ou alguém os atingiu.
A Qatar Airways flight from Doha encountered severe turbulence over Somalia due to adverse weather conditions. As a result, the aircraft sustained internal damage, and at least one passenger required medical attention and was transferred to a Nairobi hospital for treatment. pic.twitter.com/81afJnQXrd
— DP 🇰🇪 (@DanChepta) May 6, 2024
Relatos nas redes sociais afirmaram que pelo menos um passageiro ficou ferido durante a turbulência e teve que ser retirado da aeronave em uma maca. A Qatar Airways não confirmou se alguém ficou ferido.
Em comunicado, um porta-voz da Qatar Airways disse: “O voo Qatar Airways QR-1499, em 3 de maio, que era um Airbus A330 da Oman Air voando de Doha para o Aeroporto Internacional de Kilimanjaro, experimentou turbulência severa.“
“O sinal de cinto de segurança estava ligado quando a aeronave encontrou a turbulência na Região de Informação de Voo de Adis Abeba. A segurança de nossos passageiros é nossa principal prioridade.“
A aeronave está no solo em Kilimanjaro desde a manhã da última sexta-feira (3), presumivelmente enquanto reparos são feitos na cabine.
Após o incidente, postagens nas redes sociais inicialmente afirmaram que a turbulência atingiu um avião voando para o Quênia. Em resposta, autoridades quenianas desmentiram os relatos como falsos, embora não tenham esclarecido que houve um incidente de turbulência que atingiu um avião que sobrevoava seu espaço aéreo.
1/2: 🚨 Our attention has been drawn to circulating Social Media reports alleging that a Qatar Airways flight encountered severe turbulence and internal damage before landing at JKIA. We want to clarify that these reports are FALSE. pic.twitter.com/fF9Ruo9bPR
— Kenya Airports Authority (@KenyaAirports) May 6, 2024
Leia mais: