
Um avião bimotor de transporte de passageiros sofreu um acidente de saída de pista (“runway excursion”) neste domingo, 5 de maio, ao não completar com sucesso um procedimento de decolagem.
O equipamento, de modelo Fokker 50 e registro D6-AIB, pertencente à empresa aérea R’Komor, baseada em Comores, no leste da África, acidentou-se no aeroporto Bandar Salam, em Moheli, Comores.
A aeronave não conseguiu decolar e acabou no mato, com seu trem de pouso principal direito colapsado e bastante danificada. Equipes de resgate atenderam ao acidente e há relatos de vários passageiros feridos, variando de graves a leves, entre os 52 a bordo.
A 1997 built R Komor Fokker 50 plane (D6-AIB) crashed at the Bandar Salam airport in Moheli, Comoros.
— FL360aero (@fl360aero) May 5, 2024
Earlier today (05 May),the aircraft was unable to take off and ended up in the bushes.
DRSC teams rescued the passengers. Only one woman is injured among the 52 passengers on… pic.twitter.com/OzoA05qyi8

Segundo informações compartilhadas pelo The Aviation Herald, testemunhas relataram que a aeronave sofreu um problema com um de seus trens de pouso/pneus devido a uma colisão com um obstáculo, mas não há confirmação se a colisão causou a saída de pista ou se foi consequência desta.
Esta aeronave esteve envolvida em outra excursão de pista recentemente, em fevereiro deste ano, após estouro de pneu durante o pouso. Na ocasião, o Fokker 50 parou apenas no gramado ao lado da pista, sem nenhuma colisão.
