A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) informa que uma ação do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Águia 07 da 3ª Companhia do Batalhão de Aviação da PMSC resultou na localização de uma aeronave de pequeno porte em um hangar na cidade de Porto Belo (SC), na tarde da última quarta-feira, 16 de agosto.
O avião, modelo Embraer EMB-810C Sêneca II e de matrícula PT-RCB, havia sido furtado há três meses no município de Francisco Beltrão (PR). A PMSC prendeu três homens que estavam com a aeronave e os encaminhou para a delegacia da Polícia Civil.
No momento da abordagem, os policiais agiram de forma conjunta. Segundo descreve a PMSC, todos deslocaram até o local citado e as guarnições, em conjunto com o Águia 07, fizeram a aproximação pela pista principal. Após desembarcarem do helicóptero, os policiais efetuaram a varredura no hangar, localizando o avião furtado.
Embora não detalhado pela Polícia Militar em seu comunicado, o portal g1 informa que os três homens que estavam no local apresentaram um contrato de compra e venda do avião. Mesmo assim, um inquérito foi instaurado para investigar a situação, já que, apesar do documento que comprova a transação, há o registro de furto na cidade paranaense.
Uma consulta feita pelo AEROIN nesta sexta-feira, 18 de agosto, ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) mostra que o PT-RCB possui a mensagem “Comunicado o Furto” adicionada a seu GRAVAME, bem como está suspenso seu Certificado de Aeronavegabilidade (CA), documento que precisa estar em situação regular para que uma aeronave possa operar.