
A Fuerza Aérea Colombiana transportou, neste domingo (23), o chimpanzé Yoko, que veio para a sua nova casa, no Brasil.
A Colômbia baniu, no ano passado, o cativeiro de primatas de grande porte, restringindo a presença desses animais a santuários e proibindo, de forma definitiva, seu confinamento em zoológicos, circos e outras instituições similares.
Com isso, Yoko não pôde permanecer na cidade de Pereira, onde vivia no zoológico Bioparque Ukumarí após ser resgatado do mercado ilegal. O chimpanzé tem 38 anos, pesa 60 quilos e está quase sem dentes devido aos maus-tratos sofridos antes de seu resgate. Agora, terá uma nova vida em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Na operação batizada de “Arca de Noé”, Yoko foi transportado em uma aeronave Lockheed C-130H Hércules da Fuerza Aérea Colombiana de Pereira até Bogotá, onde embarcou em um Airbus A330-200F da Avianca Cargo com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, chegando na noite de domingo.
De Viracopos, Yoko será levado para o Projeto GAP, no Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, onde receberá tratamento e será ressocializado junto a outros primatas.
El chimpancé “Yoko” fue trasladado a #Bogotá en un C-130 Hércules de su #FuerzaAeroespacial 🇨🇴 para continuar su camino hacia su nuevo hogar en #Brasil.
— Fuerza Aeroespacial Colombiana (@FuerzaAereaCol) March 23, 2025
➡️ https://t.co/kiMsuSbxXd @UkumariPereira @CarderRisaralda #ProtegemosLaVida #CATAM pic.twitter.com/P3fTF1HvPd