Avião Hércules da FAB voa para missão de resgate no meio do Atlântico

Uma longa missão para percorrer mais de 3 mil quilômetros está sendo feita por um avião Hércules de 48 anos de idade da Força Aérea Brasileira nesta noite.

Uma aeronave Lockheed KC-130M, a versão de reabastecimento em voo do Hércules, decolou nos últimos minutos deste sábado da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo ao Atlântico Sul.

O seu código no radar, SAR62, dá a sua missão: Resgate. A sigla SAR significa Search And Rescue em inglês, ou seja, Busca e Resgate. O número 62 é referente a matrícula FAB2462 da aeronave, que é o unico KC-130M em operação hoje na FAB e foi fabricado em 1975.

Segundo informações obtidas pelo AEROIN, a aeronave voará por 3.200 km até as coordenadas 19°43’17.0″S 12°19’40.0″W, onde foi reportado que um tripulante de um navio não informado caiu no mar, e precisa de resgate.

Este ponto está próximo da Ilha britânica de Santa Helena, que fica no meio do Atlântico e é a mais isolada do Oceano. Por ser equipamento com tanques de combustível extras para reabastecimento em voo, o KC-130M se tornou a aeronave escolhida para esta missão.

Apesar de estar fora do Espaço Aéreo Brasileiro e do Mar Territorial do Brasil, por acordo internacional o país é responsável pela busca e salvamento de tripulantes, aeronaves e navios dentro da FIR Atlântico, que compreende a longitude de 12º oeste, que é que corta Serra Leoa na África.

Divulgação – FAB

O voo do KC-130 Hércules pode ser acompanhado abaixo (a depender da disponibilidade de sinal) ou neste link.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.