Avião icônico dos figurões da Formula 1 decola pela última vez

Foto: Andrea Tavoni, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Posicionado entre os aviões VIP mais conhecidos da Europa, o jato britânico BAe-146-100 (matrícula G-OFOM), de propriedade da F1 Management e utilizada pelos organizadores dos Grande Prêmios no velho continente, fez seu último voo para o grupo automobilístico na sexta-feira, 16 de setembro.

Após decolar de Milão com vinte membros do estafe participante do GP de Monza, realizado na última semana, a aeronave voou para Londres (Biggin Hill) e depois para Cranfield, também no Reino Unido, onde deverá ser preservado. Poucas semanas atrás, a logomarca da Formula 1 já havia sido removida da aeronave.

O voo final para a Formula 1 e para o armazenamento foram registrados pela plataforma de rastreamento de voos Radarbox. A partir de agora, o grupo organizador da F1 deverá usar voos fretados para se deslocar.

Jumbolino

A aeronave BAe 146 série 100, distinguida pela matrícula G-OFOM, foi última a entrar em serviço das 33 do modelo produzidas pela British Aerospace. Ela iniciou suas operações em 27 de fevereiro de 1990 e se aposenta após mais de 32 anos depois. 

O avião regional também conhecido como “Jumbolino” (por ter quatro motores, assim como o Boeing 747), é equipado com motores turbofan Honeywell ALF 502R-5 de 3.171 kg de empuxo que garantem um alcance de pouco mais de 2.000 km. Ele possui algumas peculiaridades, como a presença de um freio aerodinâmico de abertura localizado na cone de cauda, ​​na ausência dos dispositivos de reversão do empuxo dos motores.

Ao longo dos últimos 22 anos, a frota da F1 Management teve três aviões deste modelo (em períodos distintos), que transportaram milhares de funcionários para os eventos em toda a Europa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave