Um Ilyushin Il-76, operado pela Syrian Air, desapareceu do rastreamento de voos, gerando especulações sobre o destino do ditador sírio Bashar al-Assad. Após uma rápida ofensiva dos rebeldes chegar às imediações de Damasco em 7 de dezembro, relatos sugerem que Assad teria deixado a capital, mas seu paradeiro exato permanece desconhecido.
Informações não confirmadas indicam que Assad poderia estar a bordo do avião Il-76 (de registro YK-ATA) que partiu de Damasco às 1h55 UTC do dia 8 de dezembro, operando como voo Syrian Air 9218.
Após a decolagem, o voo se dirigiu inicialmente para leste em direção à fronteira Síria-Iraque, antes de mudar para nordeste em direção à costa mediterrânea da Síria, onde a Rússia mantém uma base naval estratégica no porto de Tartus.
Did Bashar al-Assad's Plane Crash?
— khaled mahmoued (@khaledmahmoued1) December 8, 2024
Sudden Disappearance and Altitude Change Suggests It Was Shot Down!!
Unconfirmed information is being circulated about the sudden descent of the plane that was reportedly carrying Assad after it disappeared from radar and dropped suddenly from… pic.twitter.com/fpFQxQaq0K
O voo 9218 decolou sem destino listado e, de acordo com dados disponíveis, sobrevoou diretamente Homs, sob controle rebelde, antes de reverter seu curso ao sobrevoar a cadeia montanhosa costeira da Síria. O sinal do avião desapareceu às 2h32 UTC, menos de uma hora após a decolagem.
Não está claro se a aeronave simplesmente parou de transmitir ou se algum incidente desconhecido forçou seu pouso.
Dados do sistema FlightAware mostraram que o voo alcançou uma altitude máxima de 23.650 pés por volta das 2h10 UTC, antes de entrar em descida constante. Entre 2h10 e 2h32 UTC, o avião registrou uma taxa de descida máxima de 2.429 pés/min, com a velocidade do ar diminuindo rapidamente de 442 nós (819 km/h) para menos de 86 nós.
Nos dois minutos finais do voo, houve uma desaceleração constante e perda de altitude, finalizando com altitude de 8.725 pés e velocidade de apenas 34 nós.
Very irregular flight path on this Syrian jet that left Damascus airport around the time it fell to rebels pic.twitter.com/bFVzTsJiJ4
— Timour Azhari (@timourazhari) December 8, 2024
Ao FlightGlobal, o FlightRadar24 confirmou a realização do voo Il-76, indicando que o dado transmitido oferece um bom indicativo do ocorrido. No entanto, a empresa apontou que a aeronave era antiga, equipada com um transponder de geração anterior, possivelmente gerando dados imprecisos, além do voo ter ocorrido em área de interferência de GPS.
Ainda não há certezas sobre a conexão entre o voo e o desaparecimento de Assad. No entanto, combatentes rebeldes declararam Damasco “livre de Assad”.
A Embaixada da Rússia na Síria exortou seus cidadãos a deixarem o país devido à “situação militar e política difícil”, enquanto o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, comentou a ofensiva rebelde, afirmando que Washington não deve se envolver na situação.
It appears Assad’s plane crashed / blew-up…. It lost 6700 meters in less than seconds. pic.twitter.com/vhmWbR4TYy
— Kamal Saleem (@koomeministries) December 8, 2024