Avião Il-76 não resiste a teste de pressão, explode na fábrica e mata um funcionário na Rússia

Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas na fábrica da Aviastar em Ulyanovsk durante testes da fuselagem da aeronave Il-76, segundo uma mensagem oficial da United Aircraft Corporation (UAC), a estatal russa que reúne todas as principais indústrias aeronáuticas do país.

“Na fábrica da Aviastar, durante o teste do compartimento da fuselagem de uma aeronave em produção, ocorreu um trágico incidente. Vários funcionários da empresa ficaram feridos, um morreu. Assistência médica é prestada aos feridos. Os serviços de emergência estão trabalhando no local. As razões do incidente estão sendo apuradas”, disse a fonte. UAC à agência estatal TASS.

Conforme explicado pela assessoria de imprensa, o problema aconteceu, especificamente, dos testes numa fuselagem do Il-76MD-90A. De acordo com serviços médicos, a fuselagem se rompeu e partes acertaram os funcionários da empresa.

“Em uma das etapas de montagem, a fuselagem é verificada quanto a vazamentos, bombeando pressão nos compartimentos. Um trágico incidente ocorreu durante esses testes”, acrescentou o serviço de imprensa da UAC. 

A Aviastar faz parte da divisão de aviação de transporte da UAC, cuja empresa principal é a PJSC Il (antiga Ilyushin), a fábrica é especializada na produção de aeronaves de transporte Il-76MD-90A (a segunda geração do Il-76), a criação de um Il -78M-90A em sua base, e também presta serviço de manutenção de aeronaves An-124 Ruslan. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias