Avião Il-76 voa 16.200 km levando à Antártica a bandeira de 100 anos da aviação civil da Rússia

Ilyushin Il-76TD-90VD da Volga-Dnepr

Em 2023, a indústria da aviação russa comemora o 100º aniversário da aviação civil doméstica. A maioria dos participantes do setor contribui com a realização de eventos dedicados à data e pensados ​​para enfatizar a importância da aviação no país.

Um desses eventos foi a entrega da bandeira do 100º aniversário da aviação civil doméstica à Antártica, levada a bordo da aeronave de transporte Ilyushin Il-76TD-90VD da companhia aérea Volga-Dnepr. A “viagem” da bandeira, com 16.200 km de extensão, durou quase 20 horas.

Igor Borisovich Aksenov, Diretor Geral da companhia aérea, observou que a Volga-Dnepr sempre foi única, não apenas em relação à frota, mas também à geografia dos voos, à natureza da carga e do pessoal, portanto, quando foi solicitada a apresentação de uma ideia para a formação de um plano para as comemorações, a equipe imediatamente pensou que enviar a bandeira para a Antártica estaria de acordo com sua filosofia.

“A missão foi durante o inverno, em que realizamos o programa de voos charter para o continente gelado, então conseguimos organizar o transporte não só da bandeira do 100º aniversário, mas também de todas as empresas e associações que estão ativamente envolvidas no projeto de fornecer às estações de pesquisa tudo o que é necessário para o trabalho. Este é um daqueles momentos que ficarão para a história da empresa e da indústria de aviação russa, e a Volga-Dnepr mais uma vez demonstrou sua capacidade de entregar cargas em regiões polares de difícil acesso”, comemorou o Diretor.

Com isso, no final de fevereiro, a bandeira do 100º aniversário da Aviação Civil foi hasteada no contexto das infindáveis extensões brancas de neve da Antártica, junto com a bandeira da região de Ulyanovsk, o ramo regional de Ulyanovsk da Sociedade Geográfica Russa.

Imagem: Volga-Dnepr

A oitava temporada do programa de voos charter para a Antártica foi iniciada em outubro de 2022, dentro da qual a Volga-Dnepr Airlines realizou mais de 20 voos com o Il-76TD-90VD na rota Cidade do Cabo (África do Sul) – Antártica.

O total da carga transportada ultrapassou as 160 toneladas, entre as quais foram entregues na estação equipamentos, maquinaria, materiais de construção para um novo complexo de invernada e bens essenciais para manter o desempenho da estação. Além disso, a companhia aérea entregou mais de 190 toneladas de carga com pouso de paraquedas em sete voos dentro do continente antártico.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias