Início Mercado

Avião Il-96-400T volta ao serviço para dar uma força no transporte aéreo russo

A aeronave cargueira Il-96-400T, operada pela Sky Gates Airlines, retomou suas operações após um processo de restauração. No dia 10 de dezembro, a subsidiária da companhia aérea Red Wings, realizou o primeiro voo comercial transportando carga para o Aeroporto de Zhukovsky. O certificado de navegação aérea foi obtido em setembro, após a configuração da aeronave pela Voronezh Aircraft Factory.

Como reporta o Aviacionline, o CEO da Red Wings, Evgeny Solodillo, afirmou que vê ótimas perspectivas para o desenvolvimento do mercado de carga, tanto em rotas domésticas quanto internacionais, utilizando o Il-96-400T. Já o CEO da Ilyushin, Mikhail Podkhvatilin, destacou que o retorno do modelo foi resultado do trabalho conjunto de várias partes envolvidas.

O Il-96-400T é a versão de carga da família de aeronaves de fuselagem larga Il-96. Sua capacidade máxima de carga é de 92 toneladas e seu alcance com carga total é de 5.000 quilômetros. Com uma carga de 40 toneladas, a aeronave é capaz de percorrer uma distância de 12.000 quilômetros.

O retorno do Il-96-400T ao serviço oferece uma opção de transporte de carga internacional para a Rússia, em meio às sanções ocidentais. De acordo com a United Aircraft Corporation, o uso de uma aeronave russa, de propriedade de uma empresa russa, permite voar livremente para aeroportos estrangeiros em países aliados.

Além disso, a capacidade de carga elevada e o longo alcance do Il-96 o tornam uma opção atraente para as companhias aéreas de carga.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile