Avião invade espaço aéreo de Campinas e paralisa operações do Aeroporto de Viracopos; confira o momento

Aeroporto de Viracopos, em cena da câmera ao vivo disponibilizada abaixo – Imagem ilustrativa – Fonte: canal Golf Oscar Romeo

A manhã deste sábado, 25 de março, foi marcada por uma situação de invasão de espaço aéreo na cidade de Campinas, interior de São Paulo, paralisando, por um breve período, as operações do Aeroporto Internacional de Viracopos, um dos mais movimentados do Brasil.

Como pode ser visto no vídeo apresentado abaixo, do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, às 08h31 da manhã o controlador de tráfego aéreo da Torre de Viracopos efetuou o seguinte chamado na frequência de comunicação:

“Papa Romeo Echo Lima Echo, Torre Campinas.”

As palavras Papa Romeo Echo Lima Echo referem-se à matrícula PR-ELE da aeronave, um avião Cirrus SR22, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro.

Cirrus SR22, semelhante ao envolvido – Imagem meramente ilustrativa – Fonte: Cirrus Aircraft

Sem obter resposta, às 08h33, uma nova chamada foi realizada:

“Chama às cegas para o Papa Romeo Echo Lima Echo, chama às cegas para o Papa Romeo Echo Lima Echo. Está entrando na área de Campinas no momento, próximo da vertical de Campinas. Evite a aérea do aeroporto de Campinas. Chama às cegas para o Papa Romeo Echo Lima Echo, voando na proa de Campinas. Afaste-se do aeródromo de Campinas. Operação visual, pista uno cinco. Atento.”

Instantes depois, quando um piloto da Azul Linhas Aéreas informou que estava pronto para decolagem, o controlador o informou:

“Azul dois quatro sete meia, bom dia. Mantenha o ponto de espera. Temos tráfego intruso na área do aeródromo, sem contato rádio. O controle São Paulo suspendeu as operações de decolagem momentaneamente.”

Em seguida, mais uma vez com a esperança de que o piloto do Cirrus SR22 estivesse ouvindo a frequência de controle da Torre de Campinas, o controlador voltou a alertar:

“Papa Romeo Echo Lima Echo, operações em Campinas suspensas devido a sua presença na área do aeródromo. Afaste-se do aeródromo. Chame o controle São Paulo.”

Por fim, às 08h35, o controlador voltou a falar com o piloto da aeronave da Azul, informando que “o tráfego já se afastou do aeródromo” e que estava aguardando apenas a liberação de São Paulo para a autorização da decolagem. Às 08h36, as operações voltaram ao normal no Aeroporto de Viracopos.

Acompanhe todos os detalhes no player a seguir. Não foi possível visualizar a aeronave. Coincidentemente, um balão foi visto caindo em Campinas durante o período:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias