Início Mercado

Avião Jumbo da Moldávia volta ao Brasil com voo passando por duas cidades

Foto: SBGR Live

No começo de julho, a empresa aérea moldava Fly Pro obteve do regulador brasileiro a reabilitação de sua autorização para voar ao país, como informou o AEROIN, com exclusividade. Isso permitiu que a companhia voltasse a solicitar voos para destinos no Brasil, a fim de atender a contratantes locais.

Desta forma, a próxima operação da empresa passou a constar do sistema de voos autorizados neste sábado, confirmando que o clássico Boeing 747-200 passará por duas cidades brasileiras: Recife e São Paulo.

PROGRAMAÇÃO – Os voos acontecem entre os dias 10 e 12 de julho. Primeiro, a aeronave pousa em Recife às 23h do dia 10, decolando duas horas depois para Guarulhos, onde aterrissa na madrugada do dia seguinte. A partida do aeroporto internacional paulista acontece em 12 de julho, às 6h30 da manhã.

Jumbos na Moldávia

Desde o ano de 2020, a Fly Pro realiza voos para o Brasil, em fretamentos de cargas diversas, tendo se aproveitado de um momento em que a maior parte das aeronaves comerciais de passageiros estava estacionada, em virtude da pandemia. Sem poder usar a “barriga” dos aviões de passageiros, importadores e exportadores de todo o mundo recorreram aos cargueiros, aquecendo o mercado.

Nesse contexto, a Fly Pro se beneficiou e passou a transportar, inicialmente, materiais de apoio ao combate da pandemia, mas, eventualmente, também fechou outros contratos ao redor do mundo para cargas diversas, como acontece no caso dos Correios do Brasil. Nos últimos dois anos, foram dezenas de voos para vários destinos no país, com destaque para São Paulo, devido aos desembarques do serviço postal.

Curiosamente, na pequena Moldávia há oito jumbos cargueiros registrados, segundo dados da Cirium, que são operados pelas empresas locais Fly Pro e Aerotransacargo. Esses aviões quase não pousam em seu país de registro, mas são vistos em rotas por todo o mundo, sobretudo na Ásia.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile