Avião Jumbo lança foguete ao espaço nesta quinta, veja como assistir ao vivo

Imagem: Virgin Orbit

Saindo de lançamentos consecutivos sem falhas no ano passado, a equipe da Virgin Orbit estabeleceu um ritmo constante de preparação de voo com o LauncherOne, plataforma de lançamento de satélites que consiste em um foguete acoplado a um avião Jumbo.

O foguete totalmente montado que levará os satélites dos próximos clientes da empresa deixou a fábrica de foguetes em Long Beach em novembro e seguiu para a plataforma de concreto no Mojave Air and Space Port, que serve como o espaçoporto das missões.

O foguete já foi acoplado ao 747-400 personalizado, batizado de “Cosmic Girl” (Garota Cósmica), que serve, de uma só vez, como plataforma de lançamento voadora, controle de missão móvel e primeiro estágio totalmente reutilizável.

Na esteira da impecável missão “Tubular Bells, Parte Um“, em junho, que iniciou a nova era de voos comerciais rotineiros para a órbita, a Virgin Orbit nos convida a voltar sua atenção para o céu nesta quinta-feira, 13 de janeiro, para uma missão que apelidou de Above the Clouds (Acima das Nuvens). Esse nome tem um motivo especial, conforme você poderá ver mais abaixo nesta matéria.

O planejamento é de lançamento a partir das 17h30 (horário de Brasília), conforme a indicação no player a seguir, em que poderemos assistir em uma transmissão ao vivo. Abaixo do player, conheça um pouco mais sobre esta missão.

Ineditismo

Segundo a Virgin Orbit, a janela de lançamento deste terceiro voo comercial da empresa, a missão Above the Clouds, abriu-se nesta quarta-feira, 12 de janeiro de 2022.

Se tudo correr bem durante a preparação, o foguete será lançado pelo avião Jumbo para então subir até uma órbita terrestre baixa, a 500 km de órbita circular a 45 graus de inclinação. Com isso, esta será a primeira vez na história em que se chega a esta inclinação de órbita em um lançamento a partir da Costa Oeste dos Estados Unidos.

“Isso significa que os portos espaciais da Virgin Orbit terão um alcance mais amplo de onde podemos ir a partir de cada local, e nossos clientes podem alcançar muito mais quando voam conosco”, comemora a empresa.

Manifesto da Missão

O Departamento de Defesa dos EUA está lançando vários satélites de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de várias agências governamentais, que são experimentos em comunicações espaciais e navegação no espaço, bem como uma carga universitária patrocinada pela NASA.

A empresa polonesa SatRevolution está lançando dois nanossatélites: STORK-3 e SteamSat-2. O STORK-3 se junta aos satélites STORK-4 e STORK-5 Marta colocados em órbita na missão de junho de 2021 como parte das capacidades de observação da Terra do SatRevolution, com foco em atender clientes do setor agrícola para tirar fotos de média resolução. O SteamSat-2 é uma tecnologia demonstrada para os inovadores propulsores movidos a água do SteamJet Space System (Reino Unido) para propulsão no espaço.

A Spire Global, fornecedora de imagens de satélite e uma adição de carregamento tardio ao manifesto, lançará o Adler-1. O satélite faz parte de um movimento crescente para abordar a questão dos detritos espaciais perigosos e melhorar a sustentabilidade na órbita terrestre baixa. O satélite de 30x10x10 cm estudará o ambiente de detritos espaciais na órbita baixa para complementar os modelos de detritos espaciais obtendo dados in-situ.

Local de lançamento

Órbita Alvo: Órbita Terrestre Baixa

Data de lançamento: 13 de janeiro de 2022

Cobertura de lançamento: atualizações em tempo real a serem fornecidas pelas mídias sociais e uma transmissão ao vivo pública.

Imagem: Virgin Orbit

Nome da Missão: Acima das Nuvens

O nome da missão Above the Clouds é uma homenagem ao álbum da sensação do hip hop Gang Starr, Moment of Truth. Lançado em 31 de março de 1998, pela Virgin Records em colaboração com a Noo Trybe Records, Moment of Truth é amplamente considerado como um dos maiores álbuns de hip hop de todos os tempos. A música intitulada Above the Clouds, com Inspectah Deck do Wu-Tang Clan, aparece como a quinta faixa – e a favorita de Virgin Orbit.

A empresa espacial afirma que é especialmente inspirada pelo refrão:

Acima das multidões, acima das nuvens
Onde os sons são originais
Habilidades infinitas criam milagres

“Certamente somos um pouco tendenciosos. Iniciar nossos lançamentos acima das nuvens nos permite evitar as multidões em portos espaciais tradicionais, além de nos dar uma vantagem significativa de desempenho em relação aos sistemas lançados no solo. Isso significa que podemos fazer mais para ajudar nossos clientes e parceiros a usar suas infinitas habilidades para criar milagres, usando a tecnologia espacial para tornar a vida melhor aqui no planeta Terra. Somos encorajados pelo trabalho original e criativo e pela tenacidade inovadora que nossos colaboradores, clientes e colegas demonstram todos os dias para avançar no setor”, declara a Virgin Orbit.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Na inspeção de aeroporto, Vic Mensa é preso com cogumelos alucinógenos...

0
Na última terça-feira, o rapper se pronunciou sobre o caso, dizendo que “está livre” e que “Deus trabalha de formas misteriosas”.