Avião KC-135 da FACh resgata paciente em estado grave em ilha no meio do Oceano Pacífico

Imagem: FACh

A Força Aérea do Chile (FACh) informou que na última terça-feira, dia 28 de fevereiro, a tripulação de uma aeronave Boeing KC-135E Stratotanker Combat Support do Grupo de Aviação nº 10 da II Brigada Aérea transferiu com sucesso um paciente grave que necessitou de cuidados intensivos de Rapa Nui, na Ilha de Páscoa, para Santiago, no Chile.

Localização da Ilha de Páscoa – Imagem: Google Maps

A missão de Evacuação Aeromédica de Pacientes Críticos (EVACRIT) – comissionada pelo Ministério da Saúde através do Estado-Maior Conjunto – exigiu, entre outras coisas, o trabalho de Aviadores Militares do Grupo de Aviação nº 10 e pessoal médico especializado do Esquadrão de Redistribuição Sanitária Aerotransportável Modular (ERSAM) da FACh, que decolou da Base Aérea de Pudahuel na terça-feira às 06:00 da manhã.

À chegada à ilha, após um voo de cinco horas, a Tripulação Aeromédica (TAS) constituída por um Médico Intensivista, dois Enfermeiros Universitários e dois Enfermeiros Combatentes, partiu para verificar o nível de estabilização do doente de 35 anos, que teve um Traumatismo Cranioencefálico Grave.

Diante do estado, o paciente teve de ser transferido sedado, entubado e ligado a ventilação mecânica, sendo permanentemente monitorado durante as cinco horas de voo pelo pessoal do ERSAM, altamente treinado para este tipo de Evacuação Aeromédica de longa distância.

Imagem: FACh
Imagem: FACh
Imagem: FACh
Imagem: FACh

O pouso foi feito às 19h18 na Base Aérea de Pudahuel e o paciente foi transferido para o Instituto de Neurocirurgia de Santiago.

“Graças à sua versatilidade, disponibilidade e capacidade de transporte e reabastecimento aéreo, as aeronaves Boeing KC-135E Stratotanker Combat Support, juntamente com as suas tripulações do Grupo de Aviação nº 10, têm sido vitais para a transferência de pacientes críticos, salvando a vida dos nossos compatriotas em situações de emergência, como ocorreu na pandemia do coronavírus”, conclui a FACh.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias