Início Aviação Militar

Avião KC-30 da Força Aérea Brasileira pousa novamente no Líbano, para o 10º voo de repatriação

Imagem: Divulgação – FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que uma aeronave KC-30, empregada na Operação “Raízes do Cedro”, do Governo Federal, voltou a pousar em Beirute, no Líbano, às 10h57 (horário de Brasília) desta segunda-feira (04/11), para cumprir o décimo voo da missão de repatriação.

De matrícula FAB 2901, o jato Airbus A330-200 militar partiu do Rio de Janeiro no sábado, 2 de novembro, voou até Roma, Itália, e lá permaneceu até partir rumo ao Oriente Médio na manhã de hoje.

Atualização: a aeronave decolou de Beirute às 13h18 (horário de Brasília) desta segunda-feira, transportando 213 resgatados e 4 pets. O décimo voo tem previsão de pouso na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), na madrugada desta terça-feira (05/11).

Como informado na semana passada, a FAB superou as expectativas iniciais da Operação “Raízes do Cedro”, ultrapassando a marca de 500 repatriados por semana. Esse feito foi fruto do minucioso planejamento realizado entre o Ministério da Defesa (MD), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a FAB, o qual vem sendo cumprido à risca por todos os envolvidos, apesar da complexidade que a operação requer.

Já foram resgatadas 1.859 pessoas desde o início da Operação, nos nove voos realizados, com o incansável envolvimento de todos os que participam e gerenciam as operações, tanto no que se refere ao planejamento logístico e operacional, no âmbito do MD e da FAB, como também na busca pela celeridade das liberações e coordenações, conduzidas pelo MRE.

Um importante marco foi atingido durante a missão Cedro 08, realizada em 25/10, quando a Força Aérea ultrapassou o número de repatriados da Operação Voltando em Paz, que era de 1.555 pessoas.

Com informações da Força Aérea Brasileira