A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que mais um voo com aeronave KC-30 (Airbus A330-200), empregada na Operação “Raízes do Cedro”, do Governo Federal, pousou na madrugada desta quinta-feira, 14 de novembro, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP).
De matrícula FAB 2902, o grande jato partiu do Rio de Janeiro no final da tarde da segunda-feira, 11, voou até Roma, Itália, e partiu no final da manhã de ontem, 13, rumo a Beirute. O pouso no Líbano ocorreu às 16h01 (horário local) e a decolagem, às 18h35.
Em voo direto para Guarulhos, após pouco mais de 15 horas, o KC-30 pousou às 4h42 (horário de Brasília) e foi levado até o pátio da Base Aérea de São Paulo (BASP). Este foi o 11º voo de repatriação, que transportou 237 passageiros e 5 pets.
Até o 10º voo, a FAB contabilizava 2.072 pessoas e 24 animais de estimação trazidos, portanto, agora são 2.309 e 29, respectivamente.
Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com os Ministérios da Saúde e da Defesa, a operação tem também levado apoio humanitário e resgate em resposta ao agravamento do conflito no país.
Sob a cooperação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB mantém as missões regulares utilizando aviões KC-30, operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário – sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), Rio de Janeiro (RJ), e KC-390 Millennium, operados pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – da Base Aérea de Anápolis (BAAN).