Início Aeroportos

Avião L-410 NG pousa num dos aeroportos mais difíceis do mundo, há 10 anos sem voos comerciais

Imagem: LET Aircraft Industries

A fabricante tcheca LET Aircraft Industries informa que operou com sucesso seu avião L-410 NG em Tajik Khorog, no Tajiquistão, um dos três lugares mais difíceis do mundo para pousar. Lá não é possível fazer aproximação por instrumentos devido à ausência de ILS, mas apenas com a técnica dita “a olho”, ou seja, com referências visuais.

Há condições climáticas instáveis, terreno desfavorável, montanhas atingindo uma altura de mais de 6.000 metros acima do nível do mar e, do outro lado do rio, sobre o qual ocorre todo o voo, fica a fronteira com o Afeganistão.

Por quase dez anos não houve voo comercial entre Dushanbe e Khorog por esses motivos particulares. Anteriormente, a área era servida por antigas aeronaves Antonov An-28, mas elas estavam tecnicamente fora de serviço desde então. Em vez de 58 minutos de avião, todas as conexões de transporte levavam até 14 horas por estradas.

Imagem: LET Aircraft Industries

O vídeo a seguir mostra cenas de um voo na referida rota, passando muito próximo a diversas montanhas, quando era feito pelo An-28:

Como parte da demonstração das capacidades da aeronave L-410 NG, a direção do Grupo Omnipol, proprietário da fabricante, decidiu realizar este voo em 28 de fevereiro de 2023 como parte de sua apresentação no território.

A execução bem-sucedida deste voo atraiu uma enorme resposta não apenas entre os residentes locais, mas especialmente entre os mais altos representantes do governo deste pequeno estado da Ásia Central.

“A restauração da rota aérea Khorog-Dushanbe facilitaria muito o deslocamento dos residentes e ajudaria significativamente o desenvolvimento de toda a região”, comentou Mirzonabot Alisher Khudoberdi, Governador da Região Autônoma Montanhosa de Badakhshan.

Imagem: LET Aircraft Industries

Muitos tadjiques que trabalham na metrópole têm suas famílias em Khorog e, ao mesmo tempo, é um destino turístico muito popular. Assim, a retomada dos voos regulares significaria um avanço significativo no quadro da restauração do transporte aéreo doméstico e do desenvolvimento da infraestrutura, que atualmente é uma das prioridades do governo do Tajiquistão.