Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Pousos de grandes aviões em condições limitadas de visibilidade são sempre situações que impressionam pela incrível capacidade da tecnologia aeronáutica, que permite a chegada até a pista mesmo sem enxergá-la com antecedência.
E foi exatamente uma situação dessa que foi capturada em um belo vídeo feito em Curitiba, quando um clássico avião McDonnell Douglas MD-11 da Lufthansa pousava em meio à neblina.
O registro foi feito pelo PlaneSpotterHDCuritiba, que grava com frequências as operações no Aeroporto Internacional Afonso Pena na capital paranaense.
Segundo dados do Boletim Meteorológico da hora do pouso no dia 8 de agosto, a visibilidade nas cabeceiras do aeroporto estava em torno de 350 metros na horizontal, com neblina, e com teto (altura) de apenas 100 pés (30 metros).
Mesmo assim, o jato MD-11F rasga a neblina e faz um pouso com segurança pela cabeceira 15. No caso, o avião da Lufthansa Cargo, que tem operações regulares em Curitiba, pode ter feito o procedimento ILS de Categoria II ou IIIA, que permitem pousar com visibilidade de 350 e 175 metros, respectivamente, ambos disponíveis na cabeceira utilizada.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.