Início Acidentes e Incidentes

Avião MD-82 sofreu o colapso do trem de pouso e saiu da pista devido a amortecimento ineficaz no pouso

Um avião Boeing MD-82 da Red Air sofreu o colapso do trem de pouso principal e saiu da pista devido a um amortecimento ineficaz durante a rolagem após a aeronave pousar em Miami, de acordo com investigadores americanos.

A aeronave, que chegava de Santo Domingo, na República Dominicana, em 21 de junho de 2022, pousou na pista 9. Durante a rolagem, houve uma falha estrutural no travamento do trem de pouso principal esquerdo da aeronave, causando o colapso. A aeronave desviou para a grama ao lado da pista e colidiu com uma estrutura de concreto.

Todos os 140 ocupantes saíram ilesos, com apenas alguns ferimentos leves. No entanto, a aeronave foi severamente danificada pelo impacto e por um incêndio que ocorreu durante a evacuação.

A investigação do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA (NTSB) apontou que, aproximadamente 400 metros após o toque da pista, havia marcas de pneu que indicavam tremulações no trem de pouso principal esquerdo.

As tremulações são fenômenos de vibração nos quais o cilindro interno do trem de pouso oscila em relação ao cilindro externo, o que pode ocorrer durante frenagens intensas ou taxiamento em alta velocidade.

A investigação acredita que o vazamento na válvula, que “provavelmente se desenvolveu silenciosamente” e estava “dormindo” até o problema com o tampão do bocal de serviço ocorrer, levou ao colapso.

A investigação sugere que a tampa deve ter estado presente durante a inspeção do dia anterior ao acidente e que o nível do fluido hidráulico era suficiente – concluindo que a tampa ou desapareceu ou foi comprometida no período subsequente de 24 horas, durante o qual o avião realizou dois voos.

“Após a falha da tampa do bocal, é provável que um volume de fluido tenha vazado do amortecedor através da válvula de verificação com vazamento e do bocal de serviço descoberto nas horas anteriores ao acidente, comprometendo eventualmente a funcionalidade do amortecedor de tremulação”, afirma o relatório.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile