Avião militar do Brasil opera no Paraguai em prol da segurança da navegação aérea no país

Trajetória de um dos voos na região de Assunção – Imagem: FlightRadar24

Um avião militar brasileiro bastante especial esteve no Paraguai entre 18 e 30 de setembro realizando uma missão fundamental para a segurança da aviação do país vizinho.

Trata-se do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) com o jato IU-50, que realizou a inspeção aos auxílios à navegação área dos principais Aeroportos do Paraguai, bem como a homologação de novos procedimentos de navegação aérea por instrumentos.

A missão faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), através do Ajuste Complementar ao Decreto nº 4.240/2002.

Os voos foram realizados nos aeroportos internacionais:

– Silvio Pettirossi, em Assunção;

– Minga Guazú/Guarani, em Ciudad Del Este;

– Ayub González, em Encarnacion;

– Luiz Argaña, em Mariscal Estigarribia;

– Dr. Augusto Roberto Fuster, em Pedro Juan Caballero;

– Mariscal Francisco S. Lopes, em Concepção; e

– Aeroporto de Itaipu.

Imagem: FlightRadar24

A tripulação chegou a Assunção no dia 18 de setembro e foi recebida pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Claúdio Antônio Rocha, e pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda.

Os voos de inspeção aconteceram no período de 19 a 30 de setembro, com duas tripulações, quatro pilotos inspetores e dez técnicos especialistas (mecânicos e operadores do sistema de inspeção em voo – OSIV). No total, foram realizadas 39 horas de voo, além da validação de 23 auxílios à navegação aérea e da homologação de dois novos procedimentos.

O avião Embraer Legacy 500A, designado como IU-50 no GEIV, foi a aeronave utilizada para inspeção. Trata-se de uma moderna aeronave-laboratório de alcance intercontinental dotada de aviônica de última geração e equipamentos de aferição com a mais alta tecnologia e precisão.

Imagem: MTAB

A participação dos integrantes da MTAB no APP-ASU (controle de tráfego aéreo de aproximação de Assunção) e TWR-ASU (torre de controle de Assunção) foi fundamental para facilitar as coordenações entre os órgãos de controle e a solicitação antecipada dos NOTAMs (Notice to Airmen), os boletins que alertaram sobre a presença do voo de cheque da aeronave do GEIV em aeródromos controlados no Paraguai.

A atuação de representantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) na referida missão materializa a cooperação existente entre o Brasil e as demais nações da América do Sul, ratificando o papel de liderança do DECEA no cenário da Aviação Mundial.

Outra atuação semelhante do GEIV no Paraguai havia ocorrido em março deste ano, conforme também reportado pelo AEROIN na ocasião.

Com informações do DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias