Início Acidentes e Incidentes

Avião militar pousa com um pedaço da cauda faltando na França

Um incidente grave felizmente terminou bem na França quando, durante um show aéreo na Base Aérea 709, em Cognac, dois caças Rafale da Armée de l’Air et de l’Espace (a Força Aérea Francesa) colidiram em pleno vôo. Ambos acabaram pousando em segurança e não houve feridos entre os pilotos.

Em fotos que circulam nas redes sociais, pode-se perceber que um dos Rafale danificou a parte superior de seu estabilizador vertical do outro. De acordo com a mídia local Sud Ouest, o incidente ocorreu às 12h40 locais de domingo, 22 de maio, quando os Rafales realizavam uma apresentação no segundo dia do “Meeting de l’air”, um evento que reuniu mais de 30.000 espectadores.

Partes da aeronave Rafale 30-GA, com mais de um metro de comprimento, caíram sobre casas localizadas nas proximidades da base aérea. “Parecia um tiro, saímos, havia poeira por toda parte”, disse um vizinho, como comenta o Aviacionline, citando o site francês Sud Ouest.

Não sei se podemos dizer que houve mais medo do que dano, porque este incidente não é insignificante”, disse o prefeito da cidade de Gensac-la-Pallue.

Por outro lado, da força aérea, o Coronel Lyautey disse que “três investigações já foram iniciadas. Na aeronáutica, há apenas uma prioridade: a segurança. Temos que esclarecer e entender o que aconteceu.”

O show aéreo em questão é um grande evento organizado na base aérea de Cognac-Chateaubernard. O evento de dois dias inclui exibições estáticas de aeronaves no solo e exibições de voo, inclusive pela equipe de acrobacias da Patrouille de France.

Das duas aeronaves que sofreram a colisão, uma era um , uma aeronave recentemente pintada no esquema de pintura de tigre para o exercício Tiger Meet da OTAN realizado na Grécia.

Os dois jatos danificados eram caças Rafale C monopostos da equipe de demonstração tática Vautour Bravo da Força Aérea Francesa. A demonstração dessa equipe geralmente dura 10 minutos, com os pilotos mostrando a capacidade operacional de suas aeronaves.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile