Avião monomotor que pertenceu ao Comandante Rolim estará exposto na Labace

Este Cessna 195 pertenceu ao comandante Rolim

A TAM Aviação Executiva, relevante ator no mercado de aviação executiva no país, levará para a Labace 2022 algumas das mais modernas máquinas do portfólio das fabricantes que representa, no entanto, dois aviões menores também vão chamar a atenção dos visitantes.

Em sua exposição estática, a TAM fará um mergulho na história e levará ao evento duas relíquias: os monomotores Cessna 180, fabricado nos anos 1960, e um Cessna 195, fabricado na década de 1950 e que pertenceu ao Comandante Rolim, seu fundador.

Cessna 195

Fabricado em 1951, trata-se de um clássico da aviação geral no pós-Segunda Guerra Mundial, que trouxe para os modelos em pistão conforto e luxo de uma aeronave executiva.

O Cessna 195 foi adquirido por João Amaro em um leilão em Cuiabá, após 11 anos abandonado no aeroporto da cidade. O avião foi restaurado por seu irmão, o Comandante Rolim, e, anos depois, inspirou a criação do Museu Asas de um Sonho.

Cessna 180-F

O Cessna 180-F, ano 1963, foi um modelo que fez grande sucesso no Brasil, muito utilizado em fazendas e em garimpos, onde as pistas não eram pavimentadas.

Sua produção foi encerrada em 1985, mas até hoje é comum vê-lo operando em diversas atividades. Esse modelo foi doado pelo Comandante Peri Igel e é igual à aeronave utilizada pelo Comandante Rolim e por João Amaro no início de suas carreiras.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias