Avião passa poucos metros acima de jetski na cabeceira do Aeroporto Santos Dumont

Após um vídeo viralizar na web na semana passada, ao mostrar uma lancha atrapalhando as operações ao entrar na área restrita do Santos Dumont, outra imagem mostra outro tipo de aparelho próximo da pista mesmo aeroporto.

Imagem: Reprodução

Desta vez um jetski (moto náutica) foi registrado bem próximo da cabeceira da pista 02R, que fica para o lado do morro do Pão de Açúcar, enquanto um Airbus da LATAM está aproximação e bem próximo do cinegrafista. Não há informação exata sobre a data da gravação do vídeo, mas ele foi colocado no Instagram por uma piloto duas semanas atrás.

Nas imediações do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro existem boias luminosas que marcam a área de segurança da pista. Entrar dentro dessa área, além de ser uma violação estabelecida pela Capitania dos Portos, coloca em risco os próprios ocupantes da embarcação, que podem ser lançados ao mar violentamente devido ao jet blast (o jato gerado pelos motores dos aviões).

Casos anteriores no Rio já mostraram como isso é perigoso, sendo o mais conhecido de um táxi que passava na rua de acesso à Escola Naval, anexa ao Santos Dumont. No momento que o carro passava pela cabeceira, um avião decolava e o jet-blast empurrou o veículo, que capotou e o taxista acabou morrendo.

Veja abaixo o vídeo do caso do jet-ski gravado recentemente:

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias