Um avião de passageiros foi atingido por disparos quando aproximava-se para pouso em um aeroporto de Camarões, e imagens mostram os furos que atravessaram a fuselagem até o interior.
Rebeldes separatistas dispararam contra o bimotor turboélice de passageiros da Cameroon Airlines quando este se aproximava do aeroporto de Bamenda, no noroeste do país, na manhã de domingo (01/12), disse seu líder à Reuters.
Segundo o The Aviation Herald, o turboélice Xian MA-60 da companhia aérea Camair-Co, de matrícula TJ-QDB, realizava o voo QC-292 de Douala para Bamenda, e estava se aproximando do destino quando foram ouvidos tiros e dois projéteis entraram na fuselagem. A aeronave conseguiu continuar para um pouso seguro.
Não houve feridos, e foi constatado que os tiros penetraram no lado esquerdo à altura das janelas dos passageiros. A companhia aérea confirmou que seu MA-60 TJ-QDB foi baleado com armas de fogo enquanto se aproximava para pousar em Bamenda.
A região Oeste de Camarões, de língua inglesa, é um campo de batalha desde 2017 entre o exército e os rebeldes que buscam formar um estado separatista chamado Ambazonia.
Desde o início do conflito, mais de 400 pessoas foram mortas e meio milhão foram forçadas a fugir de suas casas. No entanto, o incidente deste domingo pareceu marcar uma escalada no perigo que eles enfrentam para viajar de e para a região rica em florestas.
Cho Ayaba, um dos líderes separatistas e presidente do Conselho Ambazoniano, disse que aviões comerciais estavam sendo usados para transportar soldados e armas e ele havia avisado a Cameroon Airlines e seus passageiros que os aviões seriam baleados se não fornecessem horários de voo com antecedência.