Avião pintado de abelha faz voo pelo interior de São Paulo; entenda o porquê

Na sexta-feira, 20 de maio, foi comemorado o Dia Mundial da Abelha, data que visa lembrar e conscientizar as pessoas, principalmente aquelas ligadas à produção agrícola, sobre a importância de preservar o habitat desses insetos, relevantes para a manutenção do equílibro dos ecossistemas.

Como parte dessas iniciativas, uma aeronave agrícola Air Tractor 402B da Garcia Aviação Agrícola, com marcas PS-JRP, foi pintada de uma forma especial, caracterizada como uma enorme abelha. A aeronave decolou do aeródromo Santa Lydia, em Ribeirão Preto (SP) e voou pela região para “pulverizar” a causa, que vem crescendo em todo planeta na última década: preservar a vida dos maiores e mais importantes polinizadores da Terra, responsáveis pela produção de boa parte dos nossos alimentos.

A iniciativa é da ONG “Bee or not be” que, com o apoio da agência 6P, planejou a ação para chamar a atenção das práticas corretas de pulverização aérea, aquelas que levam em consideração a localização e as coordenadas de apiários e colmeias na natureza, evitando assim que as abelhas sejam atingidas pelos produtos dispersados nos voos e que podem prejudicar ou matar os insetos.

Um vídeo com imagens do voo conscientizador foi gravado por Tony Santos e divulgado através do canal AFAC Casa Branca do Youtube (abaixo, esperar pelo carregamento).

“Estamos confiantes na repercussão positiva desta iniciativa simbólica em relação a algumas datas: estamos comemorando 10 anos da campanha ‘Sem abelha, Sem alimento’; cinco anos da ONG ‘Bee or not to be’ e também quatro anos do Dia Mundial das Abelhas, instituído em 2018 pela ONU”, afirma Daniel Gonçalves, diretor da Bee or not to be.

Práticas agressivas e pouco conscientes na agricultura e o uso indiscriminado de produtos tóxicos e pesticidas estão entre as principais causas de desaparecimento das abelhas. Vale lembrar que o declínio dos polinizadores é um problema que já mobiliza agricultores, apicultores, meliponicultores e pesquisadores de várias partes do mundo e que passou a fazer parte das grandes discussões mundiais sobre a produção de alimentos.

A importância das abelhas ultrapassa as atividades de produção dos subprodutos apícolas, como o mel, cera, própolis, geleia real e veneno. As abelhas, com mais de 25 mil espécies no mundo, são os principais insetos polinizadores da natureza e exercem grande relevância nas atividades agrícolas pela polinização de mais de 70% das culturas agrícolas e de 85% das plantas com flores de nossa biodiversidade.

A Organização de Proteção às Abelhas “Bee or not to be” é uma associação socioambientalista sediada em Ribeirão Preto que reúne cientistas, professores, produtores de mel, empresários, agricultores, autoridades, militantes e defensores da causa.

A ONG apoia e desenvolve ações para a defesa, elevação e manutenção da vida de todas as espécies de abelhas e do meio ambiente, em especial no Brasil e na América Latina, através das atividades de educação profissional e ambiental.

Entre outras atividades, produz conteúdo para a rede municipal de ensino em Ribeirão Peto e criou o aplicativo Bee Alert para localizar e denunciar a morte e desaparecimento das abelhas. Mais informações no site oficial neste link.

Informações da Assessoria de Comunicação da ONG (adaptado)

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias