Avião pintado, mas que nunca chegou para a Itapemirim, é registrado na Tailândia

Foto: Paulo Kawai

Um Airbus A319 amarelo repousa sob o sol tailandês há vários meses, como revelam as fotos cedidas pelo leitor Paulo Kawai. Ele tem as cores da Itapemirim, mas nunca fez sequer um voo pela empresa aérea brasileira. Mais do que isso, jamais teve seu traslado solicitado ao Brasil, restando para si, hoje, a incerteza quanto ao seu futuro operador.

Certamente, esse deveria ser mais um jato a compor a frota da companhia, que prometia chegar a 50 aviões até o final de 2022, mas que acabou suspendendo operações em 17 de dezembro de 2021 com apenas sete, das quais cinco voando.

Uma história curiosa é que a aeronave já estava pintada nas cores da Itapemirim desde agosto do ano passado, como revelamos em primeira mão. À época, o jato ainda estava na Indonésia e acreditava-se que ele seria o primeiro A319 da companhia brasileira. Depois disso, no mesmo mês, foi levado a Bangkok e ali ficou, sem nenhuma indicação de que seria trasladado ao Brasil.

Hoje com marca provisória LY-BJG, a aeronave deveria receber a matrícula PS-JCP (msn 3911). Trata-se de uma aeronave fabricada em 2009 e que, desde então, esteve voando pela Bangkok Airways. O jato estava configurado para 144 passageiros.

Esse A319 não é “filho único” há outros aviões pintados nas cores da Itapemirim ao redor do mundo, que iguais a esse, jamais tocaram em solo brasileiro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias