Início Acidentes e Incidentes

Avião da Polícia tem problema no trem de pouso e vai parar na grama da Pampulha

Um turboélice da Polícia Militar de Minas Gerais acabou se acidentando ontem (19) na Pampulha, causando o fechamento do aeroporto.

De matrícula PT-OSO e batizado de Pegasus 12, o avião pertence ao Esquadrão homônimo da Polícia mineira, sendo a maior aeronave operada pela força.

O turboélice, que é do modelo King Air C90, tinha decolado às 16h20 do aeroporto da central da capital mineira e rumou ao sul do estado, no que foi relatado como uma missão de transporte de órgãos. No entanto, logo depois de passar Brumadinho, a aeronave acabou retornando para Belo Horizonte.

Trajetória do voo e o retorno para Pampulha – RadarBox

Ao chegar na capital mineira, o avião fez uma passagem baixa sobre a pista para que fosse feita uma verificação externa quanto à condição do trem de pouso principal, como mostra a foto abaixo.

Após o sobrevoo, o King Air fez uma nova volta e preparou-se para o pouso, mas o trem principal do lado direito acabou cedendo e a aeronave começou a raspar a asa direita no chão, como mostra a foto que ilustra esta matéria.

Sem muito controle, os pilotos da Polícia acabaram indo parar na grama, sendo que, logo depois, os Bombeiros de aerodrómo prestaram suporte à tripulação, que conseguiu sair do avião sem nenhum problema ou ferimento aparente.

O Aeroporto da Pampulha chegou a ficar fechado por algumas horas e as aeronaves foram desviadas para os aeroportos Carlos Prates e Confins.

Colaborou Guilherme Rezende

Sair da versão mobile