A320 desvia de sua rota, após criança tentar abrir saída de emergência

Airbus A320
Airbus A320 da Citilink semelhante ao envolvido na ocorrência – Imagem: Maarten Visser, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Uma criança de apenas 6 anos, conseguiu fazer um Airbus A320, que estava em um voo de passageiros, realizar um pouso de emergência, após tentar abrir uma saída de emergência da aeronave em pleno voo. A ocorrência aconteceu com a aeronave registrada sob a matrícula PK-GLR, da Citilink, companhia aérea de baixo-custo da Indonésia.

O incidente foi registrado enquanto a aeronave estava realizando um voo regular de Jacarta para a Ilha Batam, na última segunda-feira, dia 27 de setembro.

De acordo com o site DetikNews, a criança de 6 anos estava viajando sozinha e sem a supervisão dos seus pais, quando em determinado momento do voo removeu a tampa de segurança da alavanca de uma das saídas de emergência do Airbus. O comandante do voo, diante da situação, resolveu desviar e realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Sultan Mahmud Badaruddin II, na cidade de Palembang, na Sumatra.

Trajetória da aeronave até o desvio – Imagem: RadarBox

Segundo um comunicado da empresa, o vice-presidente corporativo da Citilink Indonésia, Diah Suryani, disse: “Com base nas informações que circulam, podemos informar que o incidente foi causado por uma criança que estava no assento da fileira 11 do voo que removeu a tampa protetora da alavanca de saída de emergência fora da supervisão de seus pais“.

As portas de um avião são impossíveis de abrir manualmente em altitude de cruzeiro, que é cerca de 36.000 pés acima do nível do mar. A maioria das portas de aviões de passageiros é cônica, sendo a borda interna mais larga do que a externa. É chamada de porta de tampão e basicamente age como uma rolha de ralo de banheira, fechando o orifício e tornando muito difícil de remover.

Após as verificações a bordo do Airbus, a aeronave seguiu para seu destino, de acordo com dados do RadarBox. O voo QG-944 chegou a Ilha Batam após quase uma hora de voo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias