Início Novidades

Avião pousa sob “PAN-PAN” em Porto Alegre; ouça as comunicações e assista ao momento

O avião e veículos na pista, em cena do vídeo abaixo – Imagem: Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos

Um pouso realizado nesta quarta-feira, 29 de março, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, sob declaração de “PAN-PAN” foi captado pelas câmeras ao vivo do canal “Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos” no YouTube, conforme o vídeo disponibilizado abaixo nesta matéria, permitindo acompanhar as comunicações desde quando o avião se aproximava da capital gaúcha.

Aos não familiarizados com o termo, vale explicar de maneira rápida que a declaração de “PAN-PAN” é usada para situações urgentes, mas que não representam risco de vida como no caso da declaração de “MAYDAY”.

Como é possível ouvir logo nos segundos iniciais da gravação, o controlador de tráfego aéreo pergunta se será necessário apoio no solo ao voo Azul 4065. Ele chegava do Rio de Janeiro/Santos Dumont e era realizado pelo Airbus A320neo de matrícula PR-YRJ.

Em resposta, um dos pilotos confirma a necessidade de apoio, descrevendo que a aeronave seria mantida na pista após o pouso, com necessidade de remoção por reboque, pois houve vazamento de fluido hidráulico. Sem o fluido, a baixa pressão no sistema impede que se possa direcionar o trem de pouso do nariz para realizar curvas.

Depois, no tempo de 09:58 do vídeo, já é possível observar os veículos de emergência posicionados em diversos pontos próximos à pista, como procedimento padrão sempre que há a declaração de “PAN-PAN”.

Por fim, no tempo de 13:42 do vídeo, o Airbus A320neo surge desacelerando na pista. Após sua parada, é possível ouvir o piloto afirmando que está seguramente controlado no solo e que vai aguardar pelo tempo de 3 minutos necessário para o desligamento dos motores.

O pouso ocorreu às 16h44 e o veículo de reboque chegou à aeronave às 16h53, como também mostrado no vídeo (aos 22:56 da gravação). Por fim, a remoção do A320neo da pista foi completada às 16h59.

Acompanhe no player a seguir todos os detalhes acima descritos:

Após o incidente, o PR-YRJ permaneceu em Porto Alegre até a manhã desta quinta-feira, 30 de março, e então partiu para o voo 6037 rumo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ainda sendo executado até a publicação desta matéria, aparentemente sem novas intercorrências até o momento.

Sair da versão mobile