Um Ilyushin Il-96-300, pertencente a um destacamento especial russo, que atende a membros do alto escasão do governo de Vladimir Putin, pousou recentemente nos Estados Unidos com a finalidade de cumprir uma missão diplomática.
A aeronave, que decolou do Aeroporto Vnukovo em Moscou na quinta-feira, 3 de outubro de 2024, teve que desviar para o norte devido ao fechamento do espaço aéreo europeu para aviões russos.
Durante seu trajeto, o Il-96 contornou a Finlândia antes de cruzar o Atlântico, aterrissando no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, após um voo de 9 horas e 50 minutos. Assim que chegou, a aeronave teve o intuito de buscar pessoal que participou das reuniões nas Nações Unidas.
Nesse mesmo dia, o avião seguiu para Washington, onde também foi realizada uma rotação de pessoal diplomático. Dois dias depois, no sábado, 5 de outubro de 2024, o Il-96 partiu de Washington rumo novamente a Nova Iorque antes de retornar à Rússia, sobrevoando a região de Murmansk.
Este evento destaca a capacidade da aviação russa de manter conexões internacionais, mesmo em face de restrições significativas de espaço aéreo, e ilustra a continuidade das operações diplomáticas entre a Rússia e as instituições internacionais, como as Nações Unidas, em um contexto de rápidas mudanças geopolíticas.